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Quando falamos de SEO, pode ser difícil entender o quão bem está a classificação de um site. Ou até como ele é comparado com sites parecidos. A Autoridade de domínio (DA) é a métrica do SEO que você usa para entender como seu site está. Isso, em relação aos Resultados de Pesquisa dos Motores de Busca (SERPs).

Nesse artigo, vamos discutir o que é Autoridade de Domínio e por que você quer ter isso. Então compartilharemos cinco estratégias para melhorar seu DA.

  1. Conduza uma auditoria de backlinks e remova links indesejáveis.
  2. Construa backlinks de qualidade para direcionar os usuários a seu site.
  3. Crie um conteúdo que engaje e encoraje a construção natural de link.
  4. Tenha certeza que as páginas são acessíveis para evitar a perde de novos visitantes.
  5. Promova sua marca numa mídia social para aumentar a visibilidade de seu site.

Introdução a Autoridade de Domínio (e porque é importante)

Autoridade de Domínio é uma classificação de SEO desenvolvido pelo Moz, uma plataforma de SEO. Ele prediz o quão bem um site está sendo classificado no SERP considerando vários indicadores. Entre os indicadores está o número de backlinks para seu site e a qualidade dos sites onde eles estão localizados.

As pontuações variam de 1 a 100, com sites como Facebook, Amazon e Wikipedia na faixa dos 80 ou mais. No entanto, o DA deve ser usado como uma ferramenta comparativa. Portanto, o objetivo é pontuar melhor do que sites semelhantes aos seus, em vez de obter uma pontuação alta.

Por exemplo, vamos supor que você tem um e-commerce que vende canecas. Comparar seu DA com o do Facebook não seria uma medida eficaz para saber como o seu site estava classificado. Invés disso, você vai querer pesquisar o DA de outras lojas parecidas. Provavelmente de lojas online que vendam canecas. Assim, você vai tentar aumentar sua pontuação acima da deles.

Aumentar seu DA ajuda seu site aparecer na frente nas buscas dos SERPs. Isso significa mais visibilidade e mais tráfego orgânico para seu site. Quanto maior a diferença entre seu DA e o do seu competidor, mais sucesso seu site terá.

Construir e manter um DA pode ser difícil. As mudanças nos algorítimos dos motores de busca e as atualizações da internet podem mudar como o Moz calcula a pontuação. Isso significa que o seu DA pode aumentar ou diminuir sem que haja nenhum esforço por parte de você ou de seus concorrentes.

Como construir Autoridade de Domínio (5 estratégias sólidas)

Como mencionamos antes, existem vários fatores que contribuem para a Autoridade de Domínio. Muitos deles se relacionam a qualidade de seu “perfil de backlinks”. As dicas a seguir vão te mostrar como melhorar seu perfil, e consequentemente, seu DA.

1. Conduza uma Auditoria de Backlink para achar e remover links indesejáveis

Backlinks são simplesmente links do seu site em outros sites. Seu “perfil de backlinks” é um sumário de todos os backlinks do seu site. Uma auditoria de backlink é o processo em qual você avalia seu perfil. Quando você conduz uma auditoria, você quer olhar para a qualidade dos sites linkando seu site.

Links postados em comentários de spam, em sites sem boa reputação, e em alguns diretórios de links são considerados de baixa qualidade. O algorítimo do Google penaliza os sites por esses tipos de links através de abaixar a classificação dos mesmos. Links de baixa qualidade também prejudicam seu DA, então é melhor removê-los ou rejeitá-los depois de realizar uma auditoria de backlink.

Para fazer isso, você precisa primeiro acessar seu perfil de backlinks pelo Google Search Console ou qualquer recurso de análise de backlinks. Seu perfil vai incluir uma lista de todos seus backlinks, assim como informações de domínios linkando seu site e o texto âncora de seus backlinks.

Algumas bandeiras vermelhas incluem links de sites ilegais e sem reputação boa, e o texto âncora que não bate com o conteúdo do link. Isso toma tempo, mas seguindo cada link para ver se funciona e não é spam pode valer seu esforço. Você pode usar uma ferramenta de análise automática também, mas não é sempre precisa.

Uma vez que você tem uma lista de seus backlinks ruins, contate os sites de onde estão localizados e peça pra que removam o link. Se eles não responderem ou se recusarem a fazer isso, você poderá rejeitar os links para que os mecanismos de pesquisa os ignorem ao determinar os rankings.

2. Construa backlinks para direcionar usuários para seu site

O inverso de remover seus backlinks ruins é construir outros bons. Assim como ter backlinks de baixa qualidade podem diminuir seus rankings SERP, backlinks de alta qualidade de sites com um DA melhor do que o seu podem melhorá-los.

Existem várias estratégias para o link building, mas nem todas elas criam backlinks de alta qualidade. Comprar e vender links ou incluí-los em diretórios de baixa qualidade só diminuirá o seu SEO e DA, por isso certifique-se de ter tempo para criar bons links.

Linkagem interna e linkar para seu próprio conteúdo, é um jeito fácil de criar um perfil de backlinks. Entrar em contato com influenciadores para rever seus produtos ou serviços também são fortes estratégias de construção de link.

Outro fator a considerar quando construindo links é a diferença entre links dofollow e nofollow. Links Dofollowl serão levados em conta pelos mecanismos de busca ao determinar rankings, mas links nofollow – como os links rejeitados – não.

Quando você trabalha com outro site para construir backlinks através de guest blogging (ou “posts convidados”) ou colaborando com influenciadores, certifique-se de que eles estejam usando dofollow links para seu site. Caso contrário, todo o seu trabalho árduo será desperdiçado, já que links nofollow não podem melhorar seu SEO ou seu DA.

3. Criar conteúdo engajado para encorajar a construção natural de links e aumentar sua Autoridade de Domínio

O melhor jeito de construir um perfil forte de backlinks é através da construção natural de links. Isso ocorre quando outros sites usam seu link sem seu esforço. Alguém simplesmente gostou do seu conteúdo, e decidiu linkar ele no próprio.

Para isso acontecer, você deve criar conteúdo de alta qualidade que as pessoas queiram linkar, como referência ou só para compartilhar com os outros. O conteúdo de alta qualidade é uma categoria ampla, pois os gostos variam muito, mas há alguns recursos que tendem a produzir mais conteúdo vinculável.

Em primeiro lugar, considere a criação de conteúdo de longo formato, como postagens de blog sobre assuntos relevantes para seu público-alvo primário. Outros blogueiros podem usar posts e artigos bem escritos como referências, ou os leitores podem compartilhá-los por seu valor informativo ou de entretenimento.

Incluir imagens em seus posts quebra grandes blocos de texto e fornece interesse visual para os visitantes de seu site. Otimizar os arquivos de imagem por meio de compressão e adicionar textos alternativos garante que eles não atrasarão seu site e estarão acessíveis a qualquer pessoa que visitar seu site.

Um CTA que gera engajamento pode atrair visitantes ao aseu conteúdo e encorajar eles a fazer mais no seu site. Esse “mais” pode ser comentários nos posts, realizar compras ou se inscrever para sua lista de email. Quanto mais direto for o processo, mais provável dos usuários seguirem ele do jeito certo.

Finalmente, não se pode esquecer da importância do SEO otimizado. Pode parecer algo irrelevante seus esforços de SEO mas fatores como uso de palavras-chave e slugs das páginas tem seu peso nas classificações dos motores de busca.

4. Certifique-se que sua página é acessível para evitar a perde de novos usuários

Algumas vezes backlinks ficam quebrados, o que significa que quando um usuário clicar no link eles vão se deparar com um erro 404. Isso pode acontecer por uma variedade de razões incluindo mudanças no nome da página ou URL, ou se a página foi movida/deletada.

Links quebrados são notícias ruins para seu site. Cada um é uma oportunidade perdida de tráfego direto ao seu site. Portanto, achar links quebrados e troca-los com links que funcionam é muito importante. Isso pode rapidamente mudar seu perfil de backlinks e seu DA, e é mais fácil que construir novos links de alta qualidade.

Você pode achar links externos quebrados para o seu site conduzindo uma auditoria de backlinks como fizemos na primeira estratégia. O Google Search Console e quase todos as outras ferramentas de análises de links vão achar os links quebrados para o seu site. Considere também olhar os links internos no seu site, e atualize qualquer um que esteja quebrado.

Assim que você juntou uma lista de todos seus links quebrados, contate outros sites onde esses links estão localizados e peça para trocarem por links existentes que você vai fornecer. Se você mudou a URL, pode simplesmente mandar a nova. Por outro lado, se deletar a página, ofereça um link de alguma página relacionada que está ativa.

Alternativamente, você pode redirecionar links quebrados. Isso vai mandar qualquer um que clicar no link quebrado para a página certa, enquanto ainda considera o link quebrado quando determina o DA do seu site. Isso significa que o link quebrado ainda vai contar como um bom backlink.

5. Promova sua marca numa mídia social para aumentar a visibilidade do seu site.

Ter uma forte presença nas mídias sociais não é um fator de classificação, logo não impacta seu SEO diretamente. Simplesmente ter um perfil do Facebook ou do Instagram ou Twitter não vai aumentar seu ranking ou seu DA. Entretanto, mídias sociais podem melhorar seu SEO de outros jeitos.

Mídia social fornece oportunidades para construção de links, promoção da marca e expansão de seu público. Você pode linkar para seu site na seção sobre você no seu perfil, incluir links relevantes em posts, e trabalhar com influenciado

Com uma presença online maior, você tem mais chances de promover sua marca. Além de poder fazer isso sozinho, seus visitantes leais vão normalmente fazer por você. Engajar-se com seus usuários nas mídias sociais melhora suas chances de atrair novos visitantes.

Tráfego aumentado significa mais links naturais já que usuários vão compartilhar seu conteúdo com os outros. Backlinks naturais são quase sempre de alta qualidade e melhoram seu SEO. Eles também refinam seu perfil de backlink assim como seu DA.

A maneira mais simples de manejar a presença nas mídias sociais é fazendo um cronograma de posts. Algumas plataformas, como Facebook, te permitem fazer isso em seus posts. Outros exigem uma plataforma de gestão de mídia social – como o Hootsuite ou Later – para agendar posts.

Conclusão

Balanceando todos esses componentes para construir um SEO máximo pode ser difícil. Monitrar seu DA – e trabalhar para melhorá-lo – garante que seu site esteja no auge quando se trata de sua classificação de SERP. Usar o DA como uma ferramenta comparativo para acompanhar como seu site fica contra outros competidores pode te mostrar áreas do seu site que ainda tem espaço para melhorias.

Nesse artigo, discutimos o que é o DA e por que é útil. Portanto, exploramos cinco estratégias para melhorar o DA do seu site:

  1. Conduza uma auditoria de backlinks e remova links indesejáveis.
  2. Construa backlinks de qualidade para direcionar os usuários a seu site.
  3. Crie um conteúdo que engaje e encoraje a construção natural de link.
  4. Tenha certeza que as páginas são acessíveis para evitar a perde de novos visitantes.
  5. Promova sua marca numa mídia social para aumentar a visibilidade de seu site.

Ainda tem questões sobre Autoridade de Domínio e como melhorá-la? Pergunte na seção de comentários abaixo!

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