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Escrever textos bons que atraiam e envolvam o leitor é uma tarefa que requer muito cuidado e atenção. A escrita em si pode parecer fácil mas nem sempre é.

Quando somos familiarizados com o tema ou assunto parece ser fácil escrever sobre. Porém, há uma grande diferença entre um artigo “bom” e um artigo “excelente”. Essa diferença reside no quanto ele agrega algo de novo na vida e na rotina de quem está lendo. Um conteúdo excelente deve ser, sempre, um conteúdo positivo. Portanto textos positivos fazem total diferença no seu marketing.

Mas o que são textos positivos?

Você deve estar aí se perguntando o que é isso e como se faz isso, certo? Pois bem: um texto positivo guarda em si diversas qualidades. Essas características o tornam leve, agradável, informativo, e, como o nome indica, relata de forma positiva.

O termo “positivo”, nesse caso específico, tem um significado muito próprio. Para dar uma visão geral sobre ele, vamos utilizar dois exemplos. Imagine que você entrou em um e-commerce de artigos para casa e procura por um pequeno móvel com preço baixo. Esse móvel, é para ser usado emergencialmente na cozinha enquanto a reforma não fica pronta. Ao clicar em uma peça que parece ser o que você procura e ler a descrição, você vê uma frase assim:.

“Móvel pequeno, ideal para armazenar pequenas embalagens de alimentos, pois possui espaço interno reduzido. Evite instalar em locais quentes ou úmidos. ”.

Ainda sem escolher definitivamente, você decide procurar um pouco mais em outra loja. Encontra exatamente o mesmo móvel, com exatamente o mesmo preço, e com a seguinte descrição:

“Compacto, o armário XYZ é perfeito para quem quer aproveitar pequenos espaços para armazenar itens diversos do dia a dia. Para preservá-lo por mais tempo, prefira mantê-lo em locais que não recebem luz solar direta e fora de ambientes úmidos. ”.

Percebeu a diferença? O primeiro texto é direto e sincero, porém reforça os aspectos do móvel de uma forma um tanto quanto negativa. O primeiro texto da ao leitor a impressão de que ele é muito pequeno e que não aguentará muito tempo. Já o segundo texto, um pouco mais detalhado, também é sincero, porém fala da peça de um jeito menos, digamos, agressivo. Os dois conteúdos dizem a mesma coisa, porém de formas completamente diferentes! Essa é a diferença dos textos positivos!

Como elaborar um texto positivo

O conteúdo positivo deve trazer consigo muito do “feeling” do redator. Alguns itens pontuais colaboram muito para ajudar a contar uma história de uma forma mais sutil e mais atrativa:

“Seja sincero” é a primeira lei do texto positivo. Tentar disfarçar um ponto negativo de um produto ou serviço “fingindo” que ele faz coisas que na verdade não faz é o pior caminho que você pode escolher. Coloque-se no lugar do leitor e pense: você gostaria de ler maravilhas sobre um produto (como infelizmente acontece muito por aí) e ao recebê-lo em mãos, perceber que ele não tem NADA a ver com o que foi dito? Essa prática, apesar de muito comum, é um dos passos mais decisivos para repelir o seu leitor e o seu cliente, e ainda pode gerar uma crise relacionada à sua marca ou empresa. Nunca minta, em hipótese alguma!.

Vai escrever um texto sobre um aparelho de telefone que é simples e barato, mas que não possui um design mais atrativo? Não vá dizer que ele é “bonito e barato”, por favor! Que tal: “Com design clean e linhas despojadas, esse aparelho é perfeito para ser utilizado em escritórios ou em ambientes como home office ou cozinha. ”? Já deu para entender que ele pode até ser barato e bom, mas não é lá muito bonito, certo? Porém, tudo isso foi dito delicadamente.

Pontos importantes

Fale sutilmente dos pontos negativos: como já dissemos, mentir não pode! Portanto, tenha jogo de cintura quando for necessário citar pontos que você considera desfavoráveis. Em vez de falar “esse hotel fica em uma área que não tem atrativos turísticos”, prefira “a poucos minutos de carro a partir do seu hotel, você tem à sua disposição vários pontos turísticos e muitas atrações de lazer e diversão”. Dá para entender que ele não está no meio de uma localização privilegiada, porém de uma maneira mais suave, certo? Não ocultou nada, não mentiu, e falou de um jeito mais positivo!.

Coloque sentimento. É claro que sabemos que não existe um tom padrão para todos os textos positivos, e que o bom-senso é regra na hora de falar com determinado público. Aproveite essa sutil flexibilidade de regras para personalizar o conteúdo ao máximo, e ajudar a aproximar mais o leitor e tornar a experiência mais positiva. Se vai escrever sobre comida para o blog de um cliente, por exemplo, tente colocar um pouco da sua experiência, das suas lembranças boas relacionadas à determinado prato, do seu conhecimento pessoal, e facilite o contato do leitor simplificando os termos.

Algumas dicas

Conte em terceira pessoa, ou até mesmo em primeira, se o formato do texto permitir. Supondo que seu artigo de gastronomia fale sobre a origem do camarão na moranga, ele deve ser suficiente informativo para uma simpática “senhorinha” de 70 anos que ama cozinhar, e alcançar também leitores mais técnicos, oferecendo a eles algo novo, uma forma nova de ver a informação. Assim, textos positivos conversam com todo tipo de pessoa.

Enriqueça os seus artigos com curiosidades, dicas, informações mais “secretas” (como um barzinho escondido em uma praça daquela cidadezinha do interior, que, aos sábados no final da tarde, tem uma roda de chorinho), e outras informações relevantes do tipo.

E a dica mais importante: se você se sente bem escrevendo sobre algo, e vê em cada pauta a oportunidade de transformar um potencial conteúdo maçante em algo novo e positivo, certamente o resultado final será muito gratificante. Mas o que cargas d’água isso tem a ver com SEO?

Texto positivo, ponto para o SEO

Bons textos positivos, que chamem atenção e que estabeleçam uma relação com o leitor, obviamente tendem a ser mais compartilhados e citados até mesmo em conversas na mesa do bar com os amigos ou nos almoços de família. Isso serve para textos descritivos de produtos e serviços, textos de blog, conteúdo de e-commerce, enfim, a aplicação é infinita. Quanto mais lido, comentado, compartilhado, visitado, mais autoridade esse conteúdo terá, e consequentemente, mais autoridade sua marca ou site terá.

Quanto mais esse conteúdo positivo estimula interações, mais alta é a posição dele nos buscadores. Quando ele sobe de posição, leva junto o seu site, e mais eficiente e potente fica o trabalho de SEO. Trabalhar o conteúdo de forma caprichada é um dos grandes passos para que a otimização seja eficaz e você alcance excelentes resultados em marketing digital.

Dúvidas? Sugestões? Conte para nós nos comentários.

Fonte: iMasters