Você ainda está se perguntando o que é um nome de domínio e como ele funciona? Construir um site pode ser confuso, especialmente para iniciantes.

É comum que novatos tenham dificuldades em diferenciar o nome de domínio, a hospedagem do site e o próprio site. Com tantas partes diferentes, pode ser difícil entender o que faz o que e o significado de todos esses termos.

Mas não se preocupe, nesse artigo vamos esclarecer tudo isso. Aqui, vamos explicar o que é o nome de domínio e como ele funciona de um modo simples de entender. Vamos começar?

O que é um nome de domínio?

Então, o que seria? O jeito mais simples de explicar é: Se seu site é uma casa, o nome de domínio é seu endereço. É o endereço que as pessoas digitam na barra de URL em seus browsers para acessar seu website.

Alguns exemplos são:

  • IsItWP.com
  • Google.com
  • Facebook.com
  • Wikipedia.org
  • Yahoo.com
  • Whitehouse.gov

Uma explicação técnica sobre nome de domínio: A internet é uma rede gigante de computadores que estão conectados por uma rede de cabos. A cada computador é atribuído um endereço de IP único que permite os computadores se comunicarem entre si. O endereço de IP é uma série de números que é usado para identificar cada computador individualmente. Um típico endereço de IP se pareceria com isso:

192.168.1.1

Um endereço de IP é difícil de lembrar, logo, os nomes de domínios foram inventados para resolver esse problema. Invés de ter que digitar uma sequência de números aleatórios e difíceis de lembrar, os usuários digitam apenas o nome de domínio, como PizzaDelivery.com, para acessar o website.

Agora que você sabe o que é, vamos conversar sobre como eles funcionam.

Quando um usuário digita um nome de domínio na barra de URL de um browser, é enviado um pedido ao Sistema de Nome de Domínio – ou Domain Name System (DNS) – que é uma rede global de servidores. Quando esses servidores recebem sua solicitação, eles pesquisam os servidores de nomes associados e encaminham a solicitação para esses servidores.

Sua companhia de hospedagem gerencia seus servidores. Então, se seu website está hospedado na Bluehost, a Bluehost vai encaminhar seu pedido ao computador onde os arquivos do site estão guardados. Esse computador é chamado de servidor web. O servidor web enfim coleta o website da solicitação e manda ele de volta ao browser para que assim finalmente aconteça o acesso do usuário.

Nome do domínio

Nome do domínio

 

As partes de um nome de domínio

Existem 3 partes diferentes. São eles:

1. Sub-domínio

A primeira parte (da esquerda para a direita) é a parte do WWW que vem antes do ponto.

Exemplo: www.IsItWP.com.

Isso é uma parte padrão, chamados de “machine name” ou sub-domínio. Apesar disso, você não precisa colocar o www antes do seu nome de domínio se quiser acessá-lo. Seu nome pode ser simplesmente IsItWP.com.

2. Domínio de Segundo Nível

A segunda parte é o domínio de segundo nível, que é a parte que as pessoas estão mais familiarizadas. Ela fica entre os pontos

Exemplo: www.IsItWP.com

Esse é o próprio nome de domínio que você registrou portanto é a parte mais customizável do mesmo.

3. Domínio de Nível Superior

Bem no final, depois do ponto, é o chamado domínio de nível superior, também conhecido como a extensão do domínio.

Exemplo: www.IsItWP.com

A extensão do domínio pode ser .com, .biz, .net, .org, .gov, assim como muitas outras variações. Ainda assim a mais conhecida e usada é a .com.

Por que você precisa de um nome de domínio?

Você ainda está se perguntando por que precisa de um nome de domínio? Pois bem, caso você queira fazer seu próprio site, você vai precisar para que outras pessoas consigam acessá-lo de seus computadores.

Pessoas querem começar seus sites por diversos motivos, o que resulta em milhões de domínios registrados. Atualmente está se tornando cada vez mais comum as pessoas terem sites por motivos promocionais ou pessoais, logo, muitas pessoas registram seu próprio nome. Dessa forma, se seu nome é Catherine Smith, você vai querer registrar como CatherineSmith.com. Assim, quando pesquisarem seu nome online, será fácil de ser encontrado.

A popularidade dos blogs tem levado cada vez mais pessoas a registrar domínios por hobby ou para ganhar dinheiro.

Além disso, se você quer começar um negócio, você precisa de um website com um nome de domínio único. Ter um site para seu negócio atualmente é tão necessário quanto ter um número de celular/telefone. Você precisa de um site para que os clientes se envolvam com você e seu produto online e para que eles consigam visualizar seus serviços do conforto de suas casas. Eventualmente seu site precisa de um nome memorável, para que as pessoas te achem facilmente online. Logo, você vai querer registrar um domínio para seu negócio, dessa forma proteger que seu nome seja tomado por outros concorrentes.

Qual é a diferença entre um nome de domínio e uma URL?

Apesar deles parecerem quase a mesma coisa, são duas coisas muito diferentes. O nome de domínio é o nome próprio do site como: IsItWP.com. Já o URL, é todo o endereço de um website que te leva para uma página em específico, como por exemplo: https://www.isitwp.com/blog/. Basicamente, a URL é o endereço completo de internet para localizar uma página em específico de um site, e esse endereço inclui o nome de domínio.

A URL (em inglês Uniform Resource Locator) instrui seu browser exatamente onde ir usando um protocolo específico. Esse protocolo que normalmente é a parte http ou https do URL. Então a última parte do URL direciona seu browser em qual página do site ir, como um página de blog.

Nome de domino

 

Qual a diferença entre um nome de domínio e uma hospedagem de website?

Só por que você registrou um nome de domínio não significa que automaticamente você vai ter um site. Pois esse é o endereço do seu website e sua hospedagem é a casa onde seu site vive. Se você não tem uma casa para seu site, seu endereço te direciona para lugar nenhum. Logo, você precisa de um nome de domínio e uma hospedagem web para criar um site funcional.

A casa onde seu site vive é literalmente o computador onde os arquivos desse site estão guardados. Esses servidores são oferecidos como serviços de diversas empresas de hospedagem web. Quando você compra os serviços de uma empresa de hospedagem você ganha o acesso a esses servidores para assim guardar os arquivos de seu site. Assim que você criar seu site em um “web host” e registrar seu nome de domínio, seu site vai ser capaz de ser visto por outras pessoas na internet.

Muitas empresas de hospedagem web permitem que você registre e compre um nome de domínio também, como a Bluehost por exemplo. Portanto fica fácil de gerenciar seu nome de domínio e seu website por inteiro da mesma conta.

Como escolher um bom nome de domínio

Escolher um nome de domínio bom para seu site é importante. Não é uma decisão que você deve tomar precipitadamente, você realmente deve pensar sobre isso e dar um nome que seja único, memorável e que funcione em seu site.

Existem diversas dicas que você deve lembrar quando for escolher:

  • Pense em um nome pequeno – Não tenha um domínio longo, vai ser mais difícil para as pessoas lembraram e mais difícil ainda para eles falarem. Eventualmente, isso pode causar uma perda de tráfego no seu site.
  • Use o .com – A extensão de domínio .com é a mais popular e confiável, logo, use-a.
  • Use palavras-chave – Palavras-chave podem ajudar as ferramentas de busca a determinar sobre o que seu website se trata e isso torna mais fácil para as pessoas o acharem online. Então, se você é um fotógrafo, use a palavra-chave “fotografia” no seu nome de domínio.
  • Evite números e hífens – Números podem te levar a um erro ortográfico quando digitando seu nome (como cinco ao invés de 5). Além disso, hífens são comumente usados por sites de spam, o que você certamente não quer ser associado.

Como obter um nome de domínio

Obter seu próprio nome de domínio não é difícil. Você pode registrá-lo e comprá-lo de uma variedade de empresas diferentes. Normalmente custa aproximadamente 15 dólares por ano se for adquiri-lo em empresas conhecidas como a GoDaddy.com ou a Namecheap.com. Porém, comprar não significa que você vai ter um website, pois para isso, você precisa de uma hospedagem web.

Nós esperamos que você tenha entendido como os nomes de domínios funcionam e assim fique mais confiante sobre como criar seu próprio site.

Conheça nosso Blog!

Comentários no Facebook