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Nos dias de hoje, muitos consumidores abrem mão de namorar vitrines ao vivo pelos corredores dos superlotados shoppings para ficarem mais em casa e realizarem suas compras e pesquisas no conforto de seus sofás, tudo pelo computador.

Assim sendo, lojas online precisam cada vez mais contar com uma estratégia de marketing para e-commerce realmente eficaz. Demarcando território nas principais redes sociais, produzindo conteúdo relevante, aplicando técnicas de SEO e assim por diante.

5 dicas essenciais de marketing para e-commerce

Não sabe por onde começar? Fique de olho nas dicas que separamos para você  ter sucesso de primeira nessa empreitada! Acompanhe:

Alimente seu blog com conteúdo de qualidade

No universo do marketing digital, ter um blog é simplesmente indispensável. E ainda que seja uma excelente ferramenta de conversão de visitantes em leads, o blog vai muito além.

Alimentá-lo com conteúdo de qualidade não só posiciona sua marca como referência como ajuda o público a solucionar dúvidas. Isso acaba gerando muito mais oportunidades de negócio. Mas atenção: é preciso investir na produção de conteúdo realmente bom para alcançar esses resultados.

Otimize suas páginas com SEO

Tanto para o blog como para suas páginas de produto, é importante aplicar pelo menos as técnicas básicas de SEO. Search Engine Optimization é um conjunto de ações pensadas para posicionar bem sua página nos resultados das buscas do Google. Comece usando sua principal palavra-chave nos títulos, ao longo das descrições dos produtos e até nos textos alt das imagens.

Lembrando que a palavra-chave é o termo mais importante da página. Assim, se você vende luminária, é exatamente esse seu termo-chave.

Procure manter contato pelas mídias sociais

O relacionamento é uma parte importantíssima do marketing digital e do marketing para e-commerce. Por mais que o blog até seja um bom canal para construir esse relacionamento, não é igual às redes sociais! Facebook e Twitter, por exemplo, são canais de comunicação que permitem que o usuário se sinta mais próximo da marca. Assim ele interage com ela sempre que desejar. Esse relacionamento não só atrai mais seguidores como gera mais vendas e cria verdadeiros defensores da marca.

Aposte no e-mail marketing

Por mais que muitos tenham profetizado que o e-mail estava com seus dias contados, a verdade é que essa ferramenta ainda é uma das maiores aliadas do marketing digital nos dias de hoje.

O e-mail não só é mais um recurso facilitador de relacionamentos como é excelente para divulgar promoções e ofertas! Com ele é possível criar diferentes listas de contatos, de acordo com o estágio dos visitantes, e enviar conteúdos diferenciados.

Você pode, por exemplo, criar ações específicas para datas comemorativas — como Natal, Páscoa, Dia das Mães e por aí vai — e enviar newsletters com conteúdos e ofertas especialmente voltados para essas datas. Pense bem: se um usuário voluntariamente deu seu e-mail para receber conteúdo da sua marca, aí está uma oportunidade de ouro!

Passe segurança para os usuários

Mas atenção: nem mesmo uma ótima estratégia de marketing digital funciona se sua loja virtual não gera a devida confiança nos visitantes. Se os usuários se identificam com seu e-commerce, as chances de conversão aumentam significativamente.

Nesse sentido, o primeiro passo é contar com um bom layout, organizado e simples, que ajude os visitantes a terem boas experiências quando em contato com a loja. Crie boas descrições para os produtos, que tirem as dúvidas dos possíveis consumidores e apresentem seus principais benefícios, invista em fotos de qualidade para demonstrar bem o produto e deixe sua loja sempre organizada!

De fato, o marketing para e-commerce pode trazer inúmeros benefícios tanto para os empreendedores como para os próprios clientes, não só criando um relacionamento valioso com os visitantes como também acelerando a conversão e transformando rapidamente meros contatos em consumidores fiéis da sua loja! Não parece ótimo?

Fonte: Blog do Moip