As redes sociais vêm promovendo uma verdadeira revolução nas relações de consumo. Atraia, venda e fideliza clientes através de sua fan page.
A nova dinâmica de mercado, impulsionada por essas novas mídias, modificaram drasticamente o modo como o consumidor decide sua compra. Logo, as organizações precisam se ajustar imediatamente a essa nova realidade. Hoje, através das redes, mídias sociais e de fan page, o consumidor critica, elogia, recomenda ou desvalida completamente um produto ou serviço. Isso acontece de forma contrária do que acontecia no marketing tradicional. Antigamente, o consumidor era passivo em relação à publicidade das empresas.
Esse é o fenômeno chamado “Inversão do vetor de Marketing”. No Facebook, por exemplo, a reputação de uma empresa é construída através de likes, comentários e compartilhamentos. Dessa maneira interações simples e espontâneas consolidam na mente do consumidor a percepção de uma marca.
A importância do conteúdo
Primeiramente, no ambiente digital, o sucesso de uma empresa depende intimamente da qualidade do conteúdo que ela produz. Entenda que quando os clientes realmente percebem valor no conteúdo que uma marca lhes entrega, essa marca passa a ser divulgada automática e gratuitamente nas redes.
Perceba que vídeos, artigos e imagens compartilhadas no Facebook muitas vezes geram uma visibilidade que a propaganda convencional dificilmente produziria com todos os meios de comunicação em massa. Além de potencializar as vendas através de uma excelente divulgação social, o conteúdo relevante tem ainda o poder de atrair novos consumidores, fidelizar os mais tradicionais e, o mais fantástico, conquistar verdadeiros advogados da marca.
“A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.”, já dizia Kotler.
É por essa e muitas outras razões que o conteúdo é parte central dentro de um planejamento Marketing Digital vencedor! Agora, soldado, vamos à ação! Confira abaixo cinco passos para você produzir um conteúdo de alto desempenho:
1. Entenda o seu público e gere excelentes resultados!
Leve muito a sério essa etapa. Entenda bem: você não conseguirá produzir um material interessante para o seu público até que você o compreenda a fundo. Eventualmente você irá conhecer não apenas informações sobre localização geográfica, idade, gênero, mas principalmente sobre as suas áreas de interesse!
O Facebook conta com uma excelente ferramenta para isso, o Facebook Insights. Ao explorar as suas estatísticas tenha atenção especial com as suas publicações de maior sucesso.
Como entender os seus públicos
A princípio, uma excelente sugestão é listar pelo menos 15 dos seus melhores posts – isto é, os posts que mais engajaram a sua audiência até então – e mensurar atenciosamente pontos como temática, horário de publicação e dia da semana. A ideia aqui é desenvolver uma noção superior sobre os gostos e a movimentação de seus fãs e descobrir quais são os melhores períodos para as suas postagens.
Lembra que falamos sobre monitoramento digital em nosso último artigo, “As 5 Melhores Ferramentas de Facebook Marketing”? Na matéria falamos sobre monitoramento digital e citamos uma ferramenta muito boa: o Hootsuite. Como já falamos, com esse programa você pode adquirir uma visão panorâmica do seu negócio, uma vez que ele te permite sondar comentários na web sobre a sua marca! Reforçamos: é indispensável para quem busca conhecer mais a fundo o seu target!
Agora vamos além! Preste bastante atenção, pois lhe trouxemos aqui uma dica que modificará drasticamente a forma como você produz o seu conteúdo! No vídeo abaixo lhe apresentaremos um conceito revolucionário chamado Círculo Dourado, uma ideia verdadeiramente brilhante criada por Simon Sinek.
Originalmente, a fórmula que o especialista nos traz foi desenvolvida para explicar o fortíssimo poder de influência dos grandes líderes, contudo o modelo pode ser perfeitamente aplicado para uma produção de conteúdo de alto impacto. Então tenha certeza de que após assistir ao vídeo você será capaz de:
- Produzir forte identificação com o público e aumentar drasticamente o seu poder de influência
- Conquistar uma marcante diferenciação sob os seus concorrentes através de uma comunicação totalmente inovadora.
- Elevar consideravelmente a sua velocidade de produzir conteúdos por meio da definição de um passo-a-passo para o processo.
Preparado para passar para o próximo nível ? Divirta-se:
http://www.ted.com/talks/lang/pt-br/simon_sinek_how_great_leaders_inspire_action.html
2. Preveja os passos de seu público com um Calendário Especial
Portanto, como você já deve ter percebido, publicações que abordam datas comemorativas ou eventos especiais para um determinado segmento geralmente apresentam um desempenho bem acima da média. É esse tipo de post que seus seguidores vão adorar curtir, comentar, fazer marcações e compartilhar.
Logo é de fundamental importância, estar atento a esses períodos e tendências, correto?
Pois bem, confira abaixo nossas super dicas:
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Dica 1
Não basta ter em mente, você precisa ter anotado todos esses dias. Então tenha sempre ao seu alcance um documento (pode ser uma folha de papel comum) trazendo as principais datas e suas respectivas informações e planeje-se com antecedência para extrair os melhores resultados dessas oportunidades.
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Dica 2
Datas comemorativas e feriados são previsíveis, qualquer calendário as destaca, e você pode trabalhar na produção das peças com grande antecedência. Contudo, eventos importantíssimos como palestras, workshops ou cursos são anunciados de forma mais imprevisível, e você realmente precisa aproveitá-los ao máximo, não é mesmo? Sabendo disso, não deixe de participar dos grupos que o seu nicho participa e criar listas de interesse no Facebook com as páginas mais importantes a serem estudadas. Dessa forma você garante que nada de relevante passe despercebido por seus olhos!
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Dica 3
Não se contente em simplesmente informar sobre esses datas, participe delas! Fazer a cobertura em tempo real de um evento é mesmo uma forma sensacional de gerar audiência para a sua página! Compartilhe os conhecimento adquiridos em um curso, divulgue os resultados de um novo projeto apresentado em um workshop, destaque frases de impacto de um palestrante. Com certeza essa atividade vai gerar uma grande movimentação em sua página!
3. Seja multimídia e impacte a sua audiência de várias maneiras!
Com toda a competição pela atenção do consumidor na web, é preciso muito mais do que apenas um texto criativo. Assim, sua estratégia de conteúdo não pode se basear exclusivamente em redação, afinal vídeos e imagens proporcionam muito interessantes e, frequentemente superiores, e têm a preferência de muita gente, não é mesmo? A visibilidade que um vídeo possibilita, por exemplo, é realmente surpreendente e seu desempenho é estatisticamente comprovado!
Confira os dados do Content Marketing Institute:
- O consumo de vídeos online aumentou oito vezes em cinco anos.
- Até 2016 os vídeos serão responsáveis por 55{c4ed89b24512c12669a9ce013188fd91944b738a09daf7eed2015eacd40ed6a4} do tráfego da internet.
- Vídeos on demand vão triplicar até 2016
- O consumo de vídeos através de dispositivos mobile vai triplicar até 2016
- Em 2016 o equivalente em gigabytes de todos os filmes já feitos na história vai passar através de redes a cada 3 minutos.
Outra ferramenta fantástica é o infográfico, que nos permite transformar até mesmo estatísticas em algo visualmente atrativo, divertido e facilmente compartilhável. Aliando conteúdo relevante com um design criativo, as peças são um verdadeiro sucesso nas mídias digitais e, se bem produzidos, garantem um ótimo retorno.
De todo modo, se você não é um bom designer, saiba que existem diversas ferramentas online e gratuitas que tornam a criação desses materiais uma atividade bem simples. Nós gostamos muito do o Infogr.am.
Conheça o aplicativo em http://infogr.am/ e comece a usar imediatamente!
Confira o tutorial e veja com é fácil: http://www.carti.com.br/infografico/criando-infograficos-usando-infogram/
4. Seja sempre visualmente atrativo e multiplique as interações!
Quem trabalho com mídias sociais já deve ter percebido. Com frequência, o que mais gera resultado é o design de uma publicação, e não o conteúdo em si.
Muitas vezes um post não é bem compartilhado simplesmente por um pequeno detalhe de layout, e isso compromete o alcance da publicação. O ideal, portanto, é que o conteúdo de qualidade seja combinado com o design realmente eficiente.
As dicas abaixo são super simples, mas fundamentais sobre o design de seus posts:
- Use o design de seu avatar e da capa de sua fan page como um ponto de partida para a criação de suas publicações. É interessante que seja usado um padrão de cores e formas para fortalecer e consolidar a sua identidade visual, porém isso não quer dizer que será negativo se você quebrar esse modelo de vez em quando. Longe disso, estimulamos que você pratique a inovação em sua página e surpreenda sempre o seu seguidor com uma quebra momentânea desse padrão!
- Enfim, tenha atenção com as imagens que você utilizará! Primeiro: escolha sempre imagens com ótima definição. Sempre! Você não imagina o quanto esse detalhe influencia na taxa de viralização das publicações. Segundo: evite ao máximo aquelas imagens largamente usadas. Quando usamos fotos muito “batidas”, nossas publicações tendem a atrair bem menos o olhar do usuário.
Fonte: Quartel Digital
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