Escolha uma Página

Você está se perguntando se deve escolher entre servidores de hospedagem dedicados, compartilhados ou VPS para seu site? Com tantos tipos de servidor de hospedagem, pode ser difícil escolher um que atenda melhor suas necessidades. Além disso, qual a diferença entre esses três tipos de hospedagem?

Não se preocupe, vamos explicar tudo sobre hospedagem web aqui. Vamos compartilhar dicas e apresentar as diferenças entre esses três tipos de hospedagem. Depois de explicarmos cada tipo de hospedagem, você estará apto escolher qual será a melhor para seu site.

Vamos começar!

O que é hospedagem web?

Hospedagem web é basicamente onde seu site está alojado na internet. Hospedagem web é o serviço fornecido por uma empresa que permite que pessoas façam seu website via world wide web (WWW).

Se você constrói um site no seu computador, todos seus arquivos (do site) estão no seu computador e ninguém consegue vê-los também. Mas com um serviço de hospedagem web, os arquivos de seu site ficam armazenados em um espaço da internet, então qualquer um consegue vê-los.

Isso permite que pessoas escrevam seu nome de domínio, como “www.maquinaderesultados.com.br, na barra de endereço de seu browser e instantaneamente acessa-lo.

Servidor de Hospedagem

Servidor de Hospedagem

 

Por que você precisa de um servidor de hospedagem?

Se você está construindo um site, você quer que pessoas vejam ele. Por exemplo, se você começar a fazer um blog e escreve seu primeiro blog post, sem a hospedagem web, ninguém seria capaz de ler seu conteúdo. Isso acaba com todo o propósito de começar um blog, não?

Mas com hospedagem web, seu site de blog vai ter seu próprio espaço na rede de alcance mundial (WWW) onde usuários de todo o mundo podem visita-lo e ler seus blog posts.

Pense no seu website como uma casa e no servidor de hospedagem como a rua. Se sua casa não está em uma rua e é impossível chegar até ela, como alguém vai visita-la?

Se você quer que visitantes visitem seu site, você precisa de um servidor de hospedagem.

Hospedagem web custa dinheiro?

Sim, hospedagem web custa dinheiro, e é um dos custos necessários se você quer ter um site.

Muitos assumem que hospedagem web é um serviço caro, mas não é. Enquanto existem serviços desse tipo que custam mais de $500 por mês, existem outros bem mais baratos que custam até $2 a $4 por mês. Com algumas das opções de hospedagem existentes, você até ganha um nome grátis de domínio, certificados SSL, e quase 100% de garantia.

Isso significa que você pode ter seu website funcionando por pouquíssimo como $2, o que é ótimo para pessoas que estão começando e tem uma verba pequena. A melhor parte é que você não tem que sacrificar qualidade ou confiabilidade quando escolher uma das opções mais em conta.

Existem diversos serviços de hospedagem web grátis, mas é importante notar que esses gratuitos tem um problema. Você terá que lidar com desvantagens como:

  • Anúncios indesejados – Serviços como esses gratuitos iram exibir anúncios indesejados, irrelevantes no seu site, pois é assim que fazem seu dinheiro. Porém, esses anúncios podem irritar os visitantes do seu site e fazer com que ele se pareça mais amador.
  • Tráfego Limitado – Normalmente, serviços gratuitos de hospedagem vão limitar o tráfego que você terá no seu site, o que torna difícil o crescimento do seu negócio.
  • Você estará preso – Uma vez que escolher um serviço grátis de hospedagem, é muito difícil mover esse site para outro servidor de hospedagem caso mude de ideia.

Com tantas opções de servidores de hospedagem, é melhor gastar alguns dólares do que escolher um serviço grátis com tantas desvantagens.

Quais são os diferentes tipos de servidores de hospedagem

Existem vários tipos diferentes quando falamos disso, mas as 3 principais soluções são

  • Compartilhado
  • VPS
  • Dedicado

O tipo de hospedagem web que você escolher depende do tipo de site que você quer construir. Você está construindo um site de um negócio simples ou um blog? Ou você quer começar um comércio online ou um site de nicho de mídias sociais que constantemente é atualizado com conteúdo novo?

Quando tiver que escolher qual tipo de servidor de hospedagem usar, você vai ter que considerar os recursos que eles oferecem como segurança, performance, se eles permitem que você cresça rápido com seu negócio e assim por diante.

É claro que você terá que olhar nos preços ao mesmo tempo que faz isso. A última coisa que você quer é gastar muito dinheiro num serviço de hospedagem que não é a certa para suas necessidades pessoais.

Além disso, vamos falar das diferenças entre os 3 tipos citados acima, para assim você determinar qual opção é a melhor escolha para você.

Opção de servidor de hospedagem #1: Compartilhado

Hospedagem compartilhada é exatamente o que parece ser. Com hospedagem compartilhada você vai dividir o server (espaço da internet) com outra pessoa.

 

É como se você morasse num complexo de apartamentos. Todas as pessoas vivendo no complexo estão na mesma localidade e tem que dividir recursos como a sala de lavar roupa. O estacionamento também, o playgroud e etc.

É o mesmo conceito com a hospedagem compartilhada. Quando você hospeda seu site num serviço desse, seu site é armazenado num lugar cheio de outros websites. Você vai dividir recursos como memória, espaço de disco, dados, e tempo de CPU.

Na maior parte do tempo, os recursos dos servidores compartilhados funcionam normalmente. Ocasionalmente, seu alguns de seus “vizinhos” de hospedagem usar muitos recursos, pode acabar deixando tudo mais lento sem seu site,

Prós:

  • Acessível –  Uma vez que você está compartilhando o servidor com muitos outros usuários, você compartilha o custo também. Como resultado o serviço fica muito mais barato.
  • Configuração fácil – Serviços de hospedagem compartilhados normalmente vão tomar conta da configuração para você.

Contras:

  • Compartilhando o servidor – Uma das principais desvantagens é o fato de você ter que compartilhar o servidor com muitos outros websites.
  • “Vizinhos ruins” – Já que você está compartilhando o servidor com diversos websites, você tem que lidar com “vizinhos ruins” que vão usar todos os recursos com tráfegos gigantes e códigos defeituosos. Isso pode afetar a rapidez e a performance do seu site.

Opção de servidor de hospedagem #2: VPS

A próxima opção de hospedagem é VPS. VPS significa “virtual private server”, que traduzido seria “servidor privado virtual”.

 

Hospedagem VPS é como morar num condomínio. Você tem sua própria casa e é responsável por mantê-la, mas ainda tem que compartilhar algumas coisas na propriedade.

Com hospedagem VPS você ainda vai ter que compartilhar o servidor, mas com menos sites que num servidor compartilhado. Além disso, você não tem que compartilhar todos os recursos. Todos os recursos são divididos uniformemente. Isso acaba com os “vizinhos ruins”, usando todos os recursos porque eles têm um limite que não podem exceder. Assim que ultrapassarem esse limite de recursos, o site deles pode ficar inativo, mas seu website não será afetado.

Pros:

  • Recursos não são compartilhados – Você não precisa compartilhar todos os recursos com muitos outros websites.
  • Mais poderoso – Hospedagem VPS é mais poderosa que hospedagem compartilhada, mais escalável e normalmente oferece melhor performance e rapidez.
  • Flexibilidade – Hospedagem VPS é mais flexível, pois te permite customizar e realizar mudanças sem afetar outros usuários.

Contras:

  • Mais caro – VPS é mais caro que servidores compartilhados.
  • Mais técnico – Com hospedagem VPS o processo de configuração é mais técnico, o que pode ser um problema para iniciantes.

Opção de servidor de hospedagem #3: Dedicado

A última opção de servidor de hospedagem é o servidor dedicado. Como o próprio nome diz, com hospedagem dedicada, você obtém tudo para si mesmo.

 

Logo, hospedagem dedicada é como ter sua própria casa. Você não tem que compartilhar seu espaço com mais ninguém e nem seus recursos. Você não vai ter nem que se preocupar com vizinhos ruins.

Com hospedagem dedicada, não existem outros sites no seu servidor e você não tem que compartilhar nenhum recurso como tempo de CPU e memória.

Pros:

  • Sem vizinhos ruins – Com um servidor de hospedagem dedicado, não existem vizinhos ruins que podem roubar seus recursos e afetar negativamente a performance e a rapidez do seu site.
  • Controle total – Você vai ter controle total da customização do seu server. Você vai ser apto a escolher o tanto e o tipo de sua memória assim como outros elementos.

Contras:

  • Mais caro – Uma vez que você tem tudo para si mesmo, a hospedagem dedicada se torna a mais cara entre as outras opções.
  • Mais técnico – Com a hospedagem VPS, você precisa saber um pouco mais sobre computadores e servidores que pessoas “normais”.
  • Maior responsabilidade – Com um serviço dedicado não gerenciado, você é responsável por toda a configuração, instalação, segurança e muito mais. Mesmo com um serviço gerenciado de hospedagem dedicada, você ainda precisa fazer muitas coisas por conta própria.

Compartilhado vs. VPS vs. Hospedagem dedicada: O que você deve escolher?

Então, agora que você sabe a diferença entre compartilhado, VPS e dedicado, que tipo de servidor de hospedagem vai funcionar melhor para seu website?

A hospedagem compartilhada é a melhor opção para websites iniciantes que não receberão muito tráfego, pelo menos no início. Quando você está começando a criar um website, e deseja manter um orçamento baixo, a hospedagem compartilhada permitirá que você faça isso enquanto aumenta sua presença on-line ao mesmo tempo.

A hospedagem compartilhada também é uma escolha sensata para sites de negócios estáticos e websites pessoais, porque o tempo de atividade não afeta tanto você. É também uma ótima opção de hospedagem para iniciantes.

A hospedagem VPS é a melhor opção se você espera que seu website receba mais tráfego e possa pagar um pouco mais. Além disso, se você começar com um serviço de hospedagem compartilhada e o tráfego do website começar a crescer rapidamente, é melhor fazer upgrade para a hospedagem VPS, que oferece mais recursos para lidar com esse tráfego.

A hospedagem dedicada é a opção de host da web na lista que você menos precisa, se for iniciante. Você só precisa de todos os recursos que um host dedicado fornece se você estiver lidando com transações confidenciais e precisar de segurança reforçada, se o seu site tiver um grande número de fotos de alta resolução ou transmissão de vídeo ou se você desejar um endereço IP que não é compartilhado com outros sites.

Conclusão

No geral, se você é novato na área de criar websites, um host compartilhado será sua melhor escolha. É acessível e fornecerá tudo o que você precisa para começar.

Agora que você decidiu qual opção de hospedagem na Web é a melhor para você, como escolher o serviço de hospedagem na web?

Bem, nossa principal recomendação para hospedagem na web é o Bluehost. Com o Bluehost, você pode escolher entre hospedagem compartilhada, VPS ou dedicada. Portanto, não importa qual opção de hospedagem da Web você escolha, o Bluehost tem cobertura.

Além disso, a Bluehost está oferecendo uma oferta exclusiva para os leitores do IsItWP. Você pode se inscrever no Bluehost hoje e obter um nome de domínio gratuito, certificado SSL e 60% de desconto em hospedagem compartilhada.

Conheça nosso Blog!

Comentários no Facebook