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O que você entende quando lê o termo press release (ou “comunicado de imprensa”)? Talvez um memorável que detalha alguns pontos técnicos sobre um anúncio. É sobre isso que queremos falar hoje. É interessante que você inclua um press release em sua estratégia de marketing. Isso poderá obter publicidade barata e difundida a partir de diversos canais e mídias diferentes.

O que é um press release?

Antes de integrar um press release na sua estratégia de marketing, você precisa de um entendimento sólido sobre o que esse documento enaltece. Como já foi dito num artigo do Elegant Themes sobre como escrever um press release:

Um comunicado de imprensa é um sumário das notícias mais importantes relacionadas a sua empresa. Você vai escrever um press release e mandar para diferentes organizações de notícias. Assim eles vão estar cientes do que está acontecendo. Caso eles estejam interessados, vão escrever sobre as notícias em suas publicações.

Para ser mais específico, press releases não são normalmente escritas para cópia de páginas. Invés disso, elas chamam atenção das pessoas que escrevem notícias, para que assim elas possam decidir se querer seguir o exemplo.

Com isso em mente, press releases tendem a ser muito mais curtas que artigos regulares, e focam acima de tudo em fatos.

As conclusões importantes a partir disso são que esses comunicados normalmente não são escritos para cópia de página, seu tamanho é mais curto do que artigos similares e seu foco tende a estar em fatos, em vez de comentários. Estes são reconhecidos em toda a linha como razões pelas quais os comunicados de imprensa são de um uso particular (e talvez limitado).

Entretanto, nós queremos pegar essa oportunidade e dar exemplos de como você pode se apoiar nesses elementos específicos para ajudar sua empresa a crescer e divulgar os mercados e dados demográficos que talvez você não conseguiria alcançar.

Usando um press release efetivamente

Quando você escreve um press release, lembre-se que é sobre fatos. Você não quer incluir detalhes que não são importantes ou fora do tópico do comunicado. Se é sobre o lançamento de um novo produto, você não deve incluir menções sobre seus últimos ganhos. Basicamente, você deve se manter no assunto.

Isso é porque assim: press releases são cópias gratuitas para jornais, websites, revistas e rádio. Devido a sua natureza, esses comunicados são feitos com o intuito de serem copiados e colados em partes ou inteiros. Ter um tópico e se prender a somente os fatos, todavia, não significa que sua escrita não pode ter um estilo, ou voz, ou falar alguma coisa que vai diferencia-lo de dúzias de outros comunicados que são lançados todos os dias.

Se um jornal tem um espaço aberto na seção de negócios locais, e é uma semana fraca para notícias? Eles podem simplesmente copiar e colar parte de seu press release. Muitas estações de rádios tem segmentos onde vão a anúncios locais. Não é raro para eles abreviar esses comunicados e ler ao vivo. Websites fazem isso também, mas conseguem ser mais efetivos as vezes: você pode ser pego pelo RSS e ser postado em vários lugares que estava esperando. Você pode enviar para distribuidores de comunicados de imprensa apenas para esse fim.

A parte mais importante

Vamos também deixar claro o principal ponto aqui. Quando alguém publica tudo ou parte de seu press release, você está ganhando publicidade grátis. Mas não só isso, você está ganhando publicidade grátis nas suas próprias palavras. Usando esses comunicados invés de materiais tradicionais de marketing, você não precisa se preocupar com alguém interpretando errado algo ou deixando de fora as partes mais importantes para sua empresa. Nem precisa se preocupar sobre alguém que escreve mal estar associado a sua marca, e isso tem muito valor.

Escreva frequentemente

O ponto chave sobre usar press releases como uma boa parte de sua estratégia de marketing é que você precisa se acostumar a escreve-las. Você não está acostumado a fazer isso, e sentar e fazer um press release de qualidade pode ser um pouco difícil.

O único jeito de ficar bom nisso é a pratica. Então sempre que tiver algo que sua marca ou empresa está anunciando, considere escrever um press release para isso também. Talvez não seja apropriado enviar um comunicado à prefeitura sobre o desconto de 90%. Mas se você expandiu o negócio para uma segunda loja, mudou de local, ou até mesmo começou a carregar um novo tipo de mercadoria ou fornecer um novo serviço, isso certamente vale a pena ser divulgado na imprensa.

Cafés que abrem botiques em partes de seus edifícios? Escreve um comunicado. Agência de desenvolvimento web começa uma parceria com outro negócio locar? Escreva. Sua empresa ganha um prêmio da industria? Sim, escreva um comunicado.

Basicamente, qualquer coisa que você for mandar por email na sua lista que não esta diretamente vendendo ou se servindo, você deve escrever um press release. Quanto mais frequente você escrever, melhor você vai ficar, e é mais provável de usarem isso em vários lugares.

Cultive uma voz única

Assim que praticar, certifique-se que você vai focar em manter a voz de sua marca na cópia que for usar. A maioria dos press releases não tem muita personalidade por que são formais, profissionais, baseados em fatos e documentos que estão só querendo passar diretamente a informação.

Entretanto, informar as pessoas não significa que você deve ser chato e entediante. Se sua marca é viva e vibrante, escreva de um modo vivo e vibrante. Tenha a certeza de que qualquer pessoa que ler o documento vai saber quem escreveu aquilo, não pelo nome no topo dele, e sim pelo tom que a informação é passada. Todo escritor tem uma voz, e enquanto você não tem milhares de palavras que fazem sua voz ser ouvida, um press release não precisa ser desprovido dela.

Você pode obter mais informações escrevendo de uma maneira que as pessoas queiram lê-las, em vez de fazê-las dormir. E ser profissional e escrever com uma voz única não é mutuamente exclusivo.

Tenha relações com seus contatos

Quando você começa a mandar press releases, você vai estar mandando para muitos lugares diferentes. Editores de revistas, diretores de RP, assistentes administrativos e assim por diante. A melhor coisa que você pode fazer antes de começar a mandar é entrar em contato com a pessoa. Só diga um oi, e faça uma introdução sobre você, e deixe eles saberem que você vai estar mandando as press releases e que você queria ter certeza de que eles eram a pessoa para direcioná-los.

É simples assim. Isso significa que você está tratando eles como pessoas. Além disso, caso aconteça de sua press release ser mencionada ou usada em algum lugar, agradeça eles. Eles não tinham obrigação nenhuma de fazer isso e não te custou um centavo. Então um email rápido dizendo obrigado pode ser a chave para conseguir isso de novo. Se sinta livre para fazer um texto e construir uma relação com essas pessoas.

Use citações e testemunhos relevantes

Vamos dizer que seu negócio é sediar um evento (um festival de cervejas, talvez) na sua cidade. Você quer que a palavra se espalhe, então planeja enviar um comunicado para toda a região. Infelizmente, fora da sua cidade, muitas pessoas não te conhecem. Então, para levar as pessoas de fora da cidade, você poderia usar uma citação de alguém em quem elas já confiam. Citações e depoimentos de convidados especiais funcionam bem. Talvez eles falassem sobre como foi ótimo trabalhar com você e todos os planos que eles viram se concretizarem desde que entraram em cena.

Seja o que for, citações de uma figura reconhecível em seu press release pode deixar o texto e sua marca mais relevante. Isso vai faze-los lembrar de seu evento.

Conclusão

Espero que você tenha algumas coisas em sua cabeça sobre como você pode incorporar mais press releases em sua estratégia de marketing. Apenas lembre-se, você não precisa ser chato e seco em um press release. Só porque há um formato geralmente aceito não significa que não há espaço para criatividade nesse formato. Então, da próxima vez que você tiver um anúncio que acha que as pessoas devem conhecer, certifique-se de que é PARA LIBERAÇÃO IMEDIATA.

Agora me conte, como você incorporou comunicados à imprensa em sua estratégia de marketing?

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