Keyword em tradução literal significa palavra-chave.
Olá, tudo bem?
Saber escolher a palavra-chave correta para o seu projeto pode lhe trazer resultados incríveis.
Existem dois tipos e hoje trouxemos especificações sobre cada uma delas.
Além disso, trouxemos outras dicas adicionais para lhe auxiliar nessa busca.
Portanto, caso queira saber o que é uma Keyword e como deve escolher a mesma, acompanhe-nos até o final do conteúdo e deixe um comentário caso possuir alguma dúvida.
Vamos lá, leia conosco!
O que é uma Keyword?
Mas afinal, o que é uma keyword?
Conforme mencionamos, trata-se de uma palavra-chave.
É a palavra que deve estar em maior densidade em um conteúdo de um blog caso você deseja que ela apareça nas primeiras páginas de pesquisa.
Caso você venda geladeiras, as suas keywords precisam possuir relação com o seu produto.
Como “geladeira frost free”, “geladeira pequena”, “geladeira grande” e assim por diante.
Isso são keywords!
Existem dois tipos principais delas, conforme mencionamos na introdução.
Mas quais são elas e como devemos escolhê-las? Aprenda agora mesmo conosco!
Leia:
Short Tail
Uma keyword short tail, como o próprio nome indica, é uma keyword menor.
A tradução literal significa “cauda curta”.
Geralmente, é composta por menos de 3 palavras compostas.
Dessa forma, é indicada para site maiores.
Mas por que? E o que são esses sites maiores?
Os sites maiores são aqueles que possuem maior autoridade no nicho em que atuam.
Dessa forma, a facilidade de “ranquear” uma palavra com maior concorrência é muito mais fácil.
E as palavras mais concorridas, na grande maioria das vezes são as short tails.
Isso acontece porque as intenções de pesquisas geralmente são rápidas.
Uma pessoa que está interessada em “geladeira amarela para cozinha planejada de apartamento”, irá pesquisar apenas “geladeira amarela”.
Óbvio, veremos no próximo tópico que existem sim pesquisas pelas long tails.
Mas, as shorts possuem maior intenção de pesquisa.
Dessa forma, ela é indicada para quem possui maior autoridade.
Portanto, caso sua marca seja grande e já tenha um nível de autoridade considerável na internet, deve optar por elas.
Long Tail
A long tail, ao contrário da primeira citada, é uma palavra maior.
A tradução literal significa “cauda longa”.
Assim, na grande maioria das vezes passa de 5 ou 6 palavras juntas.
Existem ainda as palavras de “cauda longuíssima”, mas não nos ateremos aos detalhes.
Iremos focar nas principais.
Mas e quando devemos usar uma palavra long tail?
Existem duas situações:
A primeira é quando a intenção de busca do seu público alvo é exatamente aquela.
Ou seja, o que você vende é justamente “geladeira amarela para cozinha planejada de apartamento”.
Assim, você deve trabalhar técnicas de SEO para ranquear essa keyword.
A segunda situação é quando você não possui autoridade alguma na internet, ou ela ainda é muito pequena.
Quando iniciamos um projeto, seja um blog, uma loja online ou qualquer outra coisa, devemos iniciar pelas long tails.
Isso porque os sites de grande autoridade não estão concorrendo com elas.
Elas possuem menor busca na internet, mas a concorrência é bem menor.
É como se houvesse somente sites parecidos com o seu querendo ranquear aquela keyword.
Dessa forma, fazer um trabalho técnico e acabar ranqueando a keyword acaba sendo mais fácil.
Programas de Análise de Keyword
Existem ainda os programas de análise de keywrod.
Mas o que são eles?
Basicamente, são plataformas na internet que você utiliza para extrair todos os dados necessários de uma keyword.
Dessa forma, você descobre se elas são interessantes ao seu projeto ou não.
As informações que esses sites apontam, são:
- CPC: custo por clique. O quanto o Google paga por clique em anúncios na página do conteúdo daquela keyword;
- Número de buscas: o quanto aquela palavra é pesquisada mensalmente. Exemplo: a palavra keyword possui 12.100 pesquisas mensais. Quanto menos pesquisas tiver e maior for a keyword, mais fácil de ranqueá-la;
- Principais páginas que a ranqueiam: sites que estão na primeira página de busca daquela palavra;
- Informações adicionais: outras informações como palavras semelhantes, semânticas, que podem acrescentar ao seu conteúdo, ranqueando o mesmo mais fácil.
Mas, e quais são essas plataformas? Qual é a melhor?
Existem várias, a grande maioria é paga, mas vale a pena o investimento.
Suas versões gratuitas fornecem apenas uma quantia diária de pesquisas por keyword.
Além disso, também é possível pesquisar por URL’s, ou seja, fazer um estudo detalhado da URL do site do seu concorrente.
Informações como principais palavras-chaves que o mesmo ranqueia e quantidade de visitas mensais em seu site são as mais interessantes.
As principais plataformas de análise, atualmente, são:
- SemRush;
- Ubersuggest;
- Google Keyword Planner (única totalmente gratuita);
- Ahrefs (melhor plataforma, mas a mais cara da lista);
- Moz Keyword Explorer.
Analise como cada uma funciona e escolha aquela que mais traz benefícios ao seu projeto pessoal!
Cuide do seu Marketing com a Máquina de Resultados
Toda pessoa que quer faturar com vendas ou com qualquer outra coisa que envolva blogs, conteúdos digitais e lojas online deve ter uma estratégia de ranqueamento digital bem alinhada com seus objetivos.
Além de claro, saber escolher as suas keywords.
Afinal, usar estratégias na internet vai além saber como elas funcionam.
Já que também envolve entender que muitas vezes necessitamos de um serviço especializado para potencializar as vendas de nossos produtos, conteúdos e páginas na internet.
Portanto, você necessita de uma gestão digital que seja profissional.
Algo que realmente faça a diferença com a sua marca, tanto em organização quanto em faturamento.
E nós estamos aqui para lhe ajudar.
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E então, o que achou de entender melhor o que é uma palavra-chave e como podemos escolhê-la?
Já conhecia a Máquina de Resultados?
Ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje?
Conte a nós, comente abaixo. Até a próxima!
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