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Você consegue acreditar que ainda estamos recebendo ligações de telemarketing? Se eu atendo acidentalmente, eu desligo no meio da frase e digo bem alto “Isso já funcionou alguma vez?” Já é difícil conseguir negócios com emails frios. Estou perplexo como alguém já teve sucesso dessa forma. Ligando para alguém durante a hora do jantar ou em um sábado ensolarado e realmente os manteve no telefone o tempo suficiente para fazê-los pagar por algo. Atualmente para tudo usamos o inbound marketing, que tem foco em conversão de leads, e não o telemarketing.

Inbound marketing tem foco na geração de leads. Seus clientes em potencial, clientes ou embaixadores da marca chegam até você. Sim, eles são influenciados, inspirados e até mesmo pressionados em relação à decisão que você quer que eles façam, mas acontece.

Confira nosso artigo sobre Geração de Leads!

Uma visão geral de Leads e geração de Leads

Um lead é alguém que mostrou algum interesse na sua empresa através de te fornecer dados, como seu email, para você assim retornar o contato. Geração de Leads tem como alvo isso, pegar mais informação e leads, para eventualmente torna-las em clientes. Geração de Leads devem ser uma das mais importantes metas de seu negócio.

Esses são fatores de inbound marketing porque você não está indo para o cliente e dizendo: “Hey, preste atenção em mim, um negócio que você nunca ouviu falar.” Em vez disso, o conteúdo atrai as pessoas para o seu negócio, e de lá você pode apontar -los na direção que quiser, como se inscrever para um boletim informativo ou desbloquear um código de cupom.

Processos de Geração de Leads

Aqui explicamos como o processo de geração de leads funciona passo a passo:

  1. A pessoa acha sua empresa. Elas podem ver seus Stories, ler um blog post ou ter achado seu site numa busca no Google.
  2. Eles seguem o seu CTA que está encorajando-os a tomar o próximo passo. Seu Stories do Insta pode pedir para que deslizem para cima, por exemplo. Esse CTA tem que ter uma razão apelativa para que tomem o próximo passo.
  3. O CTA vai trazer a pessoa a sua landing page, que vai oferecer algo em troca da informação. A oferta deve ser valiosa o bastante para que a pessoa esteja disposta a passar suas informações.

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Você vai ter que construir todo esse processo começando do final. Comece criando a landing page com a oferta e um formulário para coletar os dados. Então, crie um CTA para os visitantes clicarem. Adicione o CTA para seu conteúdo já existente ou desenvolva novos conteúdos que aponte para sua landing page. Você deverá usar vários canais e estratégias para direcionar as pessoas a sua landing page para assim coletar leads.

Estratégias de Geração de Leads

Não existe uma estratégia certa ou canal específico para geração de Leads. Há grandes chances de você usar uma combinação de vários canais para atrair leads e aumentar sua taxa de conversão.

Nós já abordamos diversas vezes diferentes estratégias de marketing aqui em nosso site. Desta vez, vamos falar de três estratégias de geração de leads que tendem ser subestimadas.

Descubra pontos fracos

A questão que toda empresa se faz é, “O que meus clientes querem?” Respondendo essa pergunta, assim como a segunda questão mais importante, “Porque eles querem?” vai te ajudar a criar uma landing page que tenha boas conversões.

Isso é um exercício que eu uso quando tenho que separar o que um negócio oferece do que um cliente precisa:

Você quer contratar um domador de animais pois seu cão está mordendo as pessoas. Você não consegue aproveitar o tempo com seu cachorro, você tem medo que ele morda você ou outra pessoa, e isso está te deixando acordado durante todas as noites e acabando com a sua vida. Você se importa com o jargão do treinador de cães para todas as táticas de mudança de comportamento que eles conhecem? Não, você não se importa. A única solução que você quer aqui é: “Eu sei o que você está passando. Eu já corrigi este problema antes. Você pode ter o cão calmo e respeitoso com que você sonhou e sua vida vai melhorar”.

Quando chegar nesse ponto, você pode dar o preço.

O CapitalOne fez isso muito bem com sua conta Spark Business Checking. Eles abordaram as preocupações que as pessoas têm sobre contas correntes de negócios. Os grande bancos cobram altos juros por contas correntes e os termos normalmente são difíceis de se entender e acompanhar. Eles mencionaram tudo o que eu me importo: zero juros, transações ilimitadas, depósitos por celular e balanço mínimo. CapitalOne descobriu onde os outros bancos erram e abordaram esses pontos fracos logo na landing page.

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Atualize a mensagem de sua homepage

Enquanto muito de seu conteúdo vai direto para as pessoas na sua landing page, sua homepage vai ter muitas visitas quando promover seu negócio. Já que a homepage é provavelmente a página mais visitada do seu website, ela se torna o local perfeito para um CTA.

O texto e as mensagens de sua homepage não podem ser uma reflexão tardia. Vai ser o que a maioria de seus clientes e possíveis clientes vão ver e lembrar – é possivelmente o conteúdo de maior alcance que você criará. E é isso que terá o maior impacto no que o seu cliente faz a seguir.

Airbnb faz isso com eficacia e de um modo simples. Acima da dobra é ocupada principalmente por uma imagem de um aluguel único e tranquilo. A caixa branca tem quatro campos super simples para preencher. Mesmo que você não tenha vindo à Airbnb com planos específicos em mente, o “Onde” faz com que você imediatamente se pergunte onde gostaria de ir.

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Então, se você rolar para baixo , o resto da página inicial tem links diferentes para explorar casas, restaurantes e experiências de viagem. Embora a mensagem aqui possa ser transmitida através de imagens mais do que texto, ainda é incrivelmente forte: Reserve essa viagem neste exato segundo. Há uma série de caminhos para o visitante explorar e todos eles têm oportunidades para salvar locais como favoritos, o que requer que você se inscreva – e voila, o Airbnb tem seu endereço de e-mail e você tem férias sem fim ao seu alcance.

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Crie ofertas para diferentes estágios do ciclo de compra

Mesmo se a pessoa recentemente conheceu sua empresa, site ou conteúdo, não significa que cada visitante está no mesmo estágio do ciclo de compra. Vamos usar o exemplo de quem procura uma ferramenta de gerenciamento de produtos. Uma pessoa que te achou procurando por “melhores ferramentas de gerenciamentos de produtos para freelancers” está no estágio de pesquisa – eles vão se desligar rapidamente se você for agressivo demais ao oferecer uma demo com seu time de vendas. Entretanto, alguém que está lendo seu blog post sobre técnicas avançadas de gerenciamento de projetos para organizações pode muito querer conversar com alguém sobre suas necessidades.

A oferta certa

Seu conteúdo, CTAs e landing pages devem atender aos diferentes públicos que você atrai, o que significa que você precisa separar as ofertas uma por uma. A dificuldade sobre mostrar a oferta certa para a pessoa em certa parte do ciclo de compra é que como você ainda não pegou seu email, não sabe quem são ou como eles interagiram com seu negócio. As mídias sociais têm uma segmentação de anúncios super inteligente e também chegam perto de acertar o estágio certo para cada indivíduo.

Na última noite, eu estava usando o Safari no meu iPhone para procurar por marcas de roupas que vendam básicos de alta qualidade e a American Giant é um deles. Eu não criei uma conta ou segui eles nas mídias sociais, mas hoje isso apareceu no meu Facebook:

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Pinterest não é tão bom nisso quanto Facebook e Instagram, mas eles fazem um trabalho decente. Eu nunca interagi com a marca Smirnoff online, mas eu faço um monte de receitas Paleo, que são sem glúten, então este anúncio Smirnoff com texto sobre ser livre de glúten acertou em cheio – eu precisaria de algo mais do que apenas uma introdução ao Smirnoff para se interessar, então isso definitivamente me empurra mais adiante.

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Conclusão

Geração de Leads é um bom lembrete de que tem um ser humano no final de seu conteúdo, sua landing page, seus dados. Criar ofertas valiosas, landing pages de sucesso e CTAs apelativos forçam você a pensar sobre o que seu cliente, que você ainda nem conheci, realmente quer, e porque você é a empresa para entregar exatamente isso a ele. Ela exige que as marcas sejam tão criativas quanto metódicas. Sem uma percepção real das necessidades de seu público e da capacidade exclusiva de sua marca de atendê-las, a página de landing page mais atraente do mundo não fornecerá resultados.

Está pronta para gerar mais leads? Confira este artigo que escrevemos sobre como aumentar sua taxa de conversão de leads de uma vez por todas!

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