Escolha uma Página

Ser legal no Twitter é um trabalho duro, mas é uma ótima alternativa se você não é bonitão o bastante pra ser legal no Instagram. Acima de fazer sua lista de seguidores crescer, ter uma presença notável e uma boa bio para Twitter pode ajudar a por seu nome no mercado e chamar a atenção de pessoas que podem querer te contratar.

Nesse artigo, vamos conversar sobre o que faz uma bio do Twitter ser legal. Também abordaremos como isso pode te ajudar a atrair mais clientes ao seu negócio. Então, vamos compartilhar 5 dicas para deixar sua bio do Twitter melhor.

Vamos ao trabalho!

Como ter uma boa bio do Twitter pode te ajudar a atrair novos clientes

Se você é um freelancer, você provavelmente vai gastar muito tempo olhando em classificados, na internet, em comunidades com possíveis clientes e em sites de trabalho. Usar as mídias sociais para conseguir novos clientes pode não ter acontecido com você, especialmente quando falamos do Twitter.

Entretanto, todas as mídias sociais se resumem a ser notado. Essa atenção pode vir de amigos, pessoas desconhecidas e até possíveis clientes. Construir uma presença no Twitter pode ser um impulso para seu negócio. Vamos entender o motivo:

  • Atualmente, a maioria das pessoas vão te procurar nas mídias sociais antes de te contratar.
  • Você pode mostrar quem você é em um ambiente mais descontraído.
  • Ter um perfil polido no Twitter ajuda possíveis clientes a associar um rosto e construir familiaridade com sua marca.

Quando falamos de Twitter, há três jeitos de se sobressair. Primeiramente, você vai querer um perfil totalmente polido e que pareça que pertence a um ser humano de verdade. Segundamente, você vai precisar postar ativamente em um cronograma regular. Finalmente, você deve ter uma bio legal e atraente.

A última parte é a mais difícil, mas não se preocupe. Você não vai precisar de óculos de sol ou jaquetas de coro para as pessoas te acharem legal no Twitter. O que você vai precisar é ser engajado e apresentar um conhecimento bom o bastante a ponto de merecer seguidores.

5 maneiras de fazer uma boa bio para Twitter e se destacar

Leva tempo cultivar seguidores nas mídias sociais, pode ter certeza. Entretanto, o jeito mais fácil é passar uma boa primeira impressão é ter uma bio fantástica. Então vamos começar!

1. Diga as pessoas o que você faz (mas não foque apenas nisso)

Já que sua meta é usar o Twitter para engajar novos clientes, é bem lógico dizer a eles o que você faz. Isso pode não ser estritamente necessário, já que algumas pessoas vão achar suas mídias através de seu portfólio. Mas em caso do seu perfil aparecer numa busca, é melhor prevenir isso deixando claro o que faz.

Quando abordamos esse tema, não temos muitos caracteres para brincar (160 só). Isso significa que você precisa chegar ao ponto chave rapidamente, mostrando suas qualificações. Idealmente, você vai querer incluir informação que responda essas duas perguntas:

  • O que você faz?
  • O que faz você se destacar das outras pessoas desse ramo?

Andrew Nacin faz isso excepcionalmente bem. Sua bio do Twitter é legal e direta, claramente explicando seu papel sem nenhuma enrolação:

 

Da mesma forma, o perfil de Tim Nash faz um excelente trabalho em mostrar suas qualidades e um pouco da sua personalidade:

Tim Nash

 

Além disso, você vai precisar de uma foto decente se quer fazer sua bio ser popular. Para gerar um grande efeito, tire uma foto que mostre um pouco de sua personalidade mas que pareça profissional.

2. Não tenha medo de adicionar um pouco de humor

Quando falamos de plataformas de mídias sociais, cada uma tende a apelar mais para um público em específico. O Instagram é o local onde pessoas procuram gente bonita, LinkedIn apela para o meio empresarial e de trabalho, e o Twitter é para pessoas engraçadas. Se você não da risada quando está usando o Twitter, você está seguindo as contas erradas.

Twitter é o ideal para mostrar seu lado mais cômico, por que é ideal para pensamentos curtos. Você pode Twittar sobre coisas que te irritam, coisas engraçadas que você viu na internet, ou qualquer coisa que você possa pensar.

Além disso, não há nada te impedindo de ser engraçado na sua bio para Twitter. Se sua bio conseguir tirar uma risada de um possível seguidor, é mais provável que eles prestem atenção no que você tem pra dizer. O perfil de Mark Jaquith, por exemplo, usa uma boa foto de avatar com uma bio inteligente:

 

Já que estamos usando Twitter para atrair clientes, é importante balancear a discussão sobre suas qualidades com humor. Se você focar somente em um ou outro, você pode perder leads adicionais. Outro exemplo de uma bio bem humorado é da Nile Flores:

 

Já de começo, você tem uma ideia de sua personalidade e de suas qualificações. Desde que seu possível empregador tenha senso de humor, essa é uma ótima maneira de chamar a atenção deles.

3. Inclua links de seus melhores trabalhos

Você provavelmente já notou que alguns dos exemplos que mostramos aqui também incluem links para sites externos além de suas bios. A bio para Twitter é o lugar perfeito para direcionar pessoas a seu portfólio. Assim você vai conseguir convence-los e mostrar provas de seu bom trabalho.

Como um freelancer, sua vida está no portfólio. A maioria dos clientes não vão nem ter ideia do quão bom seu trabalho é, então seu portfólio precisa impressiona-los para fazer com que eles te contratem. Para aqueles que não chegaram em suas mídias sociais através do seu portfólio, você vai querer fazer uma página estilo essa do livro de Jason Tucker e incluir um link para isso:

 

Se você quer ir um passo a frente, também pode usar sua bio para mostrar algum dos seus clientes mais impressionantes ou projetos que você trabalhou. Syed Balkhi, por exemplo, fez algo espetacular em relação ao seu perfil do Twitter:

 

Todavia, tome cuidado para não se concentrar demais em name-dropping (aludir a pessoas e instituições importantes dentro de uma conversa). Não terá muito espaço para mostrar sua própria personalidade. Você não quer que seu perfil pareça muito seco, o que é o oposto de “legal”.

4. Considere quem é sua audiência

Se você é um grande fã de WordPress, você provavelmente acha várias das bios para Twitter que mostramos aqui bem legais. Entretanto, para qualquer um não familiarizado com a plataforma, ser renomado na comunidade WordPress provavelmente não tem muito valor.

Se você quer ser notado no Twitter, você precisa pensar no seu público-alvo e em o que vai ser apelativo a eles. Assim você consegue guiar ambos elementos conteúdo que você posta e sua bio para que eles prestem mais atenção em você. Ryan Hellyer, por exemplo, deixa você sabendo exatamente quem é seu público-alvo nessa bio:

 

Apesar disso, não precisa ser tão evidente assim se não quiser. O mais importante é considerar a escolha das palavras e ver se elas são apropriadas para os tipos de clientes que você quer atrair.

Muitos deles podem não ser familiarizados com tecnologia, por exemplo, então termos usados na internet podem não ter significado a eles. Por outro lado, se você tem uma audiência mais envolvida nas tecnologias, não há nada de errado com um perfil mais especializado, podendo variar.

5. Evite “conversas empresariais” vagas

O jeito mais fácil de acabar tendo uma bio para Twitter chata é colocar muita informação vaga relacionada a termos empresariais e de negócios. Isso é algo que muitos acabam fazendo. Porém, WP101 maneja explicar o que eles fazem de uma forma agradável, que todos gostamos:

 

Antes de postar sua bio para Twitter, de uma última passada para ver se há algumas palavras relacionadas a termos específicos de negócios ou indústrias. Caso tenha, procure sempre achar jeitos de substitui-las, mas mantendo o significado. Isso deixa o texto mais simples de se entender.

Se você quer, você deve considerar que alguém que não faz parte do seu meio leia sua bio. Assim eles conseguirão ver se tem algo confuso ou que não estão familiarizados. Isso pode ser uma perspectiva diferente, que pode se alinhar mais a visão de seus possíveis clientes.

Conclusão

O objetivo de qualquer bio para Twitter é certificar-se que seu perfil ajuda você a parecer o tipo de pessoa que outras queiram trabalhar junto. Com a bio certa, você pode conseguir clientes promissores. Você pode até conseguir diversos seguidores durante esse processo.

Vamos revisar nossas dicas para aprimorar sua bio do Twitter mais uma vez:

  1. Fale para as pessoas o que você faz (mas não foque só nisso)
  2. Não tenha medo de usar um pouco de humor
  3. Inclua links para seus melhores trabalhos
  4. Considere quem é sua audiência
  5. Evite conversas vagas sobre negócios

Você ainda tem questões sobre como ser legal no Twitter? Vamos discutir essas questões nos comentários abaixo!

Avaliação gratuita de marketing!

Comentários no Facebook