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Pesquisa da empresa L2 com 249 marcas de luxo mostra que 93{c4ed89b24512c12669a9ce013188fd91944b738a09daf7eed2015eacd40ed6a4} delas usa ativamente o site e que o envolvimento dos usuários com os posts é 15 vezes maior que no Facebook.

Novo estudo sobre o mercado de luxo e a internet mostra que nesse segmento o Instagram ganha do concorrente Pinterest. O relatório da L2ThinkTank pesquisou as preferências de 249 marcas de luxo e descobriu que 93{c4ed89b24512c12669a9ce013188fd91944b738a09daf7eed2015eacd40ed6a4} delas está no Instagram. Isso é resultado de um crescimento de 30 pontos percentuais quando comparado com julho de 2013.

“Instagram apresentou muito mais aceleração que qualquer outra plataforma em 2013. Registrando um crescimento muito forte de ano para ano entre os aplicativos móveis”, diz o fundador da L2, Scott Galloway. Dessa forma, a rede social cresceu 66{c4ed89b24512c12669a9ce013188fd91944b738a09daf7eed2015eacd40ed6a4} sua base. Como consequência, o maior crescimento entre as dez apps de maior uso de 2013, agregando 60 milhões de novos usuários ativos mensais.

Atualmente com 150 milhões de usuários ativos, o Instagram tem 60{c4ed89b24512c12669a9ce013188fd91944b738a09daf7eed2015eacd40ed6a4} dos seus usuários fora dos Estados Unidos. Para chegar a essa base, a rede social levou metade do tempo do Twitter e dois anos menos que o Facebook.

Além dos EUA, a lista dos cinco países que mais usa a plataforma inclui Brasil, Reino Unido, México e Rússia.

Mesmo tendo um décimo do tamanho do Facebook (que o comprou em 2012), o Instagram apresenta 15 vezes mais engajamento. Entretanto, o Pinterest, que tem 1/3 do tamanho do Instagram, apresenta um índice de engajamento de usuários 70{c4ed89b24512c12669a9ce013188fd91944b738a09daf7eed2015eacd40ed6a4} menor.

Segundo a L2, um dos motivos desse impacto é o envolvimento intenso que fãs do Instagram têm com a plataforma. Só para exemplificar, seus fãs gastam 275 minutos por mês em média na rede social. Além disso, 57{c4ed89b24512c12669a9ce013188fd91944b738a09daf7eed2015eacd40ed6a4} dos usuários interage diariamente, e 35{c4ed89b24512c12669a9ce013188fd91944b738a09daf7eed2015eacd40ed6a4} deles usa o Instagram mais de uma vez ao dia.

A rede social das marcas de luxo

Os “Instagrammers” também são altamente disputados pelos marketeiros do luxo. 90{c4ed89b24512c12669a9ce013188fd91944b738a09daf7eed2015eacd40ed6a4} dos usuários têm até 35 anos; 68{c4ed89b24512c12669a9ce013188fd91944b738a09daf7eed2015eacd40ed6a4} são mulheres e 16{c4ed89b24512c12669a9ce013188fd91944b738a09daf7eed2015eacd40ed6a4} dos adultos com renda anual maior que 200 mil reais usam Instagram.

Marcas do varejo e da moda dominam o Instagram, sendo que marcas de produtos de beleza têm a maior taxa de crescimento e o maior índice de engajamento. Portanto, as marcas de luxo, segundo o estudo, tipicamente postam uma média de seis fotos por semana e 43{c4ed89b24512c12669a9ce013188fd91944b738a09daf7eed2015eacd40ed6a4} delas dizem que atualizam suas páginas mais de uma vez por dia. Mais da metade (63{c4ed89b24512c12669a9ce013188fd91944b738a09daf7eed2015eacd40ed6a4}) das marcas promovem o link para o Instagram direto de seus sites oficiais.

Fonte: Proxxima.