O que você aprende com a seguinte tagline: “Shave time. Shave money.” (trocadilho feito com a palavra shave que significa “raspar ou barbear” e a palavra save no sentindo de economizar “save time, save money”).
Você aprende que essa empresa vende produtos de barbear e que com esses produtos você vai estar economizando tempo e dinheiro. Você também teve o primeiro contato com a voz da marca e percebeu que essa empresa é alegre, inteligente e objetiva.
Uma tagline é… uma pequena frase de impacto que rapidamente comunica e memoriza o principal tópico de seu grande ou pequeno negócio. É comumente (mas não sempre) usada junto com o logo da marca.
Uma tagline não é… um slogan.
Um slogan é… uma tagline temporária usada em campanhas de marketing – essas campanhas de marketing podem durar muito tempo, mas slogans são atrelados a campanhas específicas, e não ao nome da marca ou ao logo. Taglines são mais permanentes que slogans, mas algumas vezes slogans dão tão certo que se tornam taglines.
Confira nosso artigo sobre o assunto:
A verdade sobre taglines
Taglines são difíceis de escrever. Se você não pega o jeito, você vai ter que viver com o fato de que sua tagline horrível é a coisa mais memorável sobre seu negócio.
Com isso em mente, a tagline pode também reforçar o foco do seu negócio com poucas palavras; isso pode servir como um lembrete pra ambos: você e sua audiência. A tagline diz exatamente o que você faz; e, quando feito certo, é fácil de repetir e memorável. assim se torna uma ferramenta de marketing boca-a-boca.
Note que algumas empresas mencionadas nesse artigo já atualizaram sua marca. Eu mencionei suas taglines mais populares, mas não necessariamente as mais recentes.
Taglines que você definitivamente sabe
- Amo muito tudo isso (McDonald’s)
- Just do it (Nike)
- Pense diferente (Apple)
Empresas anunciam seus slogans repetidamente em todo lugar – está em suas publicidades, sites, lojas, embalagens e em seus jingles.
Você pode não ter a verba para anunciar muito, mas não custa nada usar sua tagline em todo lugar que sua marca estiver presente.
Você acha que não quer uma tagline?
Tem uma citação interessante de Andy Crestodina, diretor de estratégia da Orbit Media’s. Ele defende a eliminação do slogan da empresa “design e produção digital”, dizendo que eles não viam nenhum valor em mantê-lo e que isso criava confusão visual mais do que qualquer outra coisa.
Justo, mas leia novamente essa frase: design e produção digital. Eu falaria que isso não é realmente uma tagline. Não é cativante nem criativa, é só uma descrição. Talvez eles não precisam ou não querem uma tagline – mas na minha opinião eles não experimentaram uma tagline de verdade ainda (pelo menos não nesse caso).
Pequenos negócios tem taglines mais claras
Com isso dito, faz sentido pensar que um pequeno negócio, de uma empresa desconhecida, ou um indivíduo que opera sobre seu próprio nome (como um web designer ou um advogado) vai ter uma tagline muito mais direta que o normal.
A Orbit Media não tem um nome que imediatamente expões o que fazem – há diversas empresas de mídia no mundo, e não necessariamente todas elas estão no nicho de design e produção digital. Isso é exatamente o por quê elas devem ter uma tagline.
Você pode achar – como a Orbit aparentemente achou – que clientes pesquisam pelos seu serviços online, acham seu website e clicam na sua página inicial., que claramente fala o que você faz e que uma tagline é desnecessária.
Mas antes de fazer isso, não perca a chance de ganhar clientes pois eles não acham a resposta da pergunta mais básica: o que você faz?
Escrevendo sua tagline
Pense sobre o que seu grande ou pequeno negócio faz, que público você atende e como seus clientes se beneficiam. Como a vida deles mudou após o contato com você? Escreve de 1 a 3 frases com essa informação. Caso precise de ajuda, aqui um template:
Nós ajudamos (público alvo) (resultado) e (resultado) para que eles (objetivo) e (objetivo)
Eu ajudo outros escritores freelancers a achar trabalhos e gerenciar as relações com os clientes para que eles consigam ganhar dinheiro fazendo o que amam.
Isso não é uma tagline, mas um excelente começo. Quando eu estava trabalhando na minha tagline para um novo site de redatores freelancers, a informação se transformou nisso:
Tudo que você nunca soube e precisa saber sobre redação freelancer.
Foi amplo o suficiente para não me limitar, mas esclareceu sobre o que escrevi e para quem meu conteúdo era destinado.
6 Dicas para escrever uma tagline
1. Para transformar aquela grande frase em uma tagline, junte as palavras e pontos mais importantes e troque a ordem desses elementos. Vire o melhor amigo da enciclopédia para ajudar você a descobrir palavras que farão sua tagline mais sucinta. Por exemplo: “breve e claro” pode ser substituído por “sucinto”.
2. Fale sobre benefícios, e não características e qualidades.
3. Use palavras positivas. Até se você usar palavras negativas para explicar seu produto, a negatividade pode ficar muito presente e te prejudicar. Logo, se previna com qualquer coisa que pode potencialmente soar negativo. Para mim, a frase da Verizon “Você consegue me ouvir agora? Bom.” sempre me faz pensar que a Verizon tinha serviço fraco. Por que mais você teria que dizer: “Você pode me ouvir agora?”, a menos que o serviço seja instável?
4. Não fique com medo de ser muito simples – taglines obvias podem ser inteligentes também.
5. Tenha certeza que a tagline é sinônimo da sua marca. Lembra da campanha “Got Milk?” Ela foi criada para a California Milk Processor Board – mas provavelmente você não lembra disso. Para a diretoria, isso não foi um fracasso porque o objetivo deles era tornar o ato de beber leite uma coisa legal em todo o país.
Para as outras marcas, isso poderia ser uma tagline muito vaga. A Lay fez algo similar mas com uma tagline de marca específica e com um pouco mais de detalhes. Além disso, eles conseguiram primeiro – não ser capaz de comer apenas um é algo que acontece para a maioria dos lanches, mas eles foram a primeira empresa a segurá-lo como seu slogan.
6. Eu não sugiro que você pegue uma ideia deles, mas o Shopify tem um gerador de slogan que pode ajudar no processo de brainstorm.
O que não fazer.
Vamos supor que essa é minha tagline: Lindsay Pietroluongo | Escritor. Editor. Coach.
Você tem alguma ideia do que eu faço? Do que eu escrevo? Do que eu edito? E do que eu sou coach? Vôlei? Eu sou um coach da vida? Não faça algo como usar apenas 3 adjetivos vagos. Isso só parece legal e sucinto, mas na verdade não está comunicando nada.
Conclusão
Taglines não são facéis de escrever – você precisa comunicar muita coisa em dez palavras ou menos. Tire um tempo para isso. O New York Times publicou sua primeira edição em 1851, mas eles não começaram a usar “Todas as notícias que são adequadas para imprimir” até o final do século. Para testar sua tagline antes de deixa-lá permanente, use-a como um slogan numa campanha de marketing. Outra dica é fazer o processo contrário – tente escrever sua declaração de objetivos primeiro para entender o que você faz, por que você faz e por quem você faz.
E você, ainda tem alguma dúvida sobre como fazer uma tagline? Ou alguma dica? Deixe seu comentário abaixo!