Facebook

A indústria 4.0 e o Rh, são um conceitos que vem crescendo bastante nos últimos anos em todo o mundo contemporâneo.

Entretanto, a chamada manufatura avançada está presente em apenas 2{c4ed89b24512c12669a9ce013188fd91944b738a09daf7eed2015eacd40ed6a4} das empresas brasileiras, de acordo com pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Mas há um otimismo quanto a implementação desse conceito. Segundo a mesma pesquisa, 30{c4ed89b24512c12669a9ce013188fd91944b738a09daf7eed2015eacd40ed6a4} das companhias já deram início ao processo.

Também conhecida como manufatura avançada, ela atinge todas as áreas, desde a produção operacional, até a gestão de RH das empresas, com o chamado RH 4.0.

Na indústria 4.0 a gestão de pessoas conta com novas técnicas para entender as demandas das empresas com uso de máquinas na linha de produção.

E nesse texto, você vai entender como o RH afeta e influencia a indústria 4.0 nas empresas.

Desafios do RH atualmente

O setor de recursos humanos está passando por um processo de mudança, devido ao crescimento da tecnologia nos processos.

De acordo com pesquisa da Deloitte, 56{c4ed89b24512c12669a9ce013188fd91944b738a09daf7eed2015eacd40ed6a4} tem remodelado seus processos de RH para aproveitar os equipamentos móveis e digitais.

E 81{c4ed89b24512c12669a9ce013188fd91944b738a09daf7eed2015eacd40ed6a4} delas consideram que o RH digital como muito importantes para contratação de novos funcionários na empresa.

Um dos principais desafios do RH 4.0 é a contratação de novos talentos para a companhia.

Isso porque muitos candidatos desejam valorização e reconhecimento da empresa, podendo sair por qualquer desconforto ou insatisfação.

Com os recursos tecnológicos é possível saber o comportamento dessas pessoas, permitindo a empresa adquirir métodos para captar novos talentos.

Outra dificuldade está em segurar os colaboradores. A equipe de gestão de pessoas precisa desenvolver ações estratégicas para atrair os funcionários a continuar na empresa.

Entre as principais estratégias para manter os colaboradores da empresa é o “employer branding”, que visa fortalecer a reputação da organização para atrair candidatos e funcionários.

Por meio de técnicas de branding e endomarketing, essa estratégia foca em mostrar que a empresa oferece um ótimo ambiente, tem gestão inovadora e um plano de carreira definido.

Além de estratégias de branding, os gestores no RH 4.0 precisam estar conectados a todas as tecnologias, principalmente de softwares de gestão empresarial.

Alguns deles podem ser acessados remotamente, como o ERP e CRM, possibilitando o registro das atividades e os resultados do funcionário à distância.

Com o domínio da tecnologia, a equipe de RH terá mais capacidade de definir o melhor profissional para trabalhar na empresa.

Por que o Endomarketing é fundamental?

Endomarketing é um dos principais pilares do RH 4.0. Isso porque essa estratégia consiste em aumentar o interesse dos funcionários para bater as metas da empresa e melhorar o ambiente corporativo.

Essa estratégia é muito utilizada pelas empresas devido ao alto número de trabalhadores que desligaram da empresa, que segundo pesquisa do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) chega 21,3{c4ed89b24512c12669a9ce013188fd91944b738a09daf7eed2015eacd40ed6a4} espontaneamente.

Para evitar demissões, atritos entre os funcionários da empresa e resistências a mudanças na operação, entre outras situações que afetam negativamente a empresa.

Uma forma do RH fazer endomarketing eficiente é por meio da comunicação. Com a abertura de um canal de comunicação direta, a equipe pode falar da empresa e dar abertura para os funcionários expressarem suas opiniões.

Outra forma de manter o funcionário na empresa são os treinamentos de capacitação, algo que ajuda o colaborador a adquirir novos conhecimentos, deixando mais engajado a cumprir as tarefas da empresa.

Além da capacitação, outra forma de valorização do funcionário são melhores condições financeiras, seja com aumento de salário, ou plano de carreira. Essas medidas incentivam o reconhecimento do funcionário.

Com estratégias de endomarketing, a empresa consegue manter o funcionário focado e ainda, pode atrair vários candidatos promissores para o seu negócio.

Principais benefícios do RH 4.0

A indústria 4.0 e suas tecnologias podem ajudar o RH da sua empresa a ser mais produtiva e eficiente.

Entre os principais benefícios do RH 4.0 nas empresas, estão:

1 – Redução da burocracia no acesso às informações

A tecnologia de softwares de gestão permitem que todos os processos sejam automatizados, algo que facilita o acesso aos dados da empresa e equipe.

Com soluções de acessibilidade como o Cloud computing (Computação na Nuvem), um dos braços da indústria 4.0, toda a atividade de gestão de pessoas passa a ser feita online.

Além disso, os softwares permitem que você programe lembretes para determinadas tarefas e a flexibilidade para adaptar os dados e de sistemas digitais que armazenam as informações.

Isso reduz o tempo de trabalho no desenvolvimento de atividades, valorizando cada tarefa e engajando cada vez mais a equipe.

2 – Rapidez na resolução dos problemas

Com softwares de gestão como o Big Data, é possível ter informações claras sobre todas as ações dos funcionários e candidatos.

Isso ajuda na tomada de decisão da equipe de recursos humanos, pois é possível ter informações claras e concisas dos colaboradores, desde a chegada na empresa, até seus feedbacks.

Um exemplo disso são as pesquisas de satisfação, elas podem ser feitas por e-mail, ou mesmo pelo celular, conseguindo o feedback dos funcionários rapidamente.

Com as informações dos seus funcionários acessadas fácil e rapidamente, é possível traçar o perfil da equipe e definir qual setor da indústria o funcionário consegue ter melhor desempenho.

3 – Aumenta a produtividade

Assim como o aumento na produção de produtos e da agilidade na manutenção, a tecnologia da indústria 4.0 ajuda no aumento da produtividade dos colaboradores.

Um método para manter a equipe engajada é a gamificação, técnica que introduz por meio de joguinhos as atividades e os processos da empresa.

Esses joguinhos podem ter diferentes formatos, como quiz e gincanas divertidas que vão auxiliar no engajamento dos colaboradores.

Além disso, esses joguinhos permitem saber o conhecimento da equipe sobre os processos, equipamentos utilizados e como eles contribuem para a produtividade industrial.

Aposte em tecnologia no RH da sua indústria

A indústria 4.0 está mudando os processos em todos os setores de uma indústria, desde a linha de produção, o marketing B2B até a gestão de recursos humanos.

Com a tecnologia 4.0, a equipe de RH poderá acessar as informações mais facilmente com a Computação na Nuvem, permitindo que toda a atividade produtiva seja feita online.

Isso facilita o acesso às informações e diminui a burocracia para inseri-las no sistema, valorizando o trabalho e deixando a equipe mais engajada.

E os profissionais de RH podem ajudar a sua equipe a ser mais produtiva por meio da gamificação, joguinhos que ajuda a equipe a conhecer os processos da empresa e a capacidade dos colaboradores em relação às atividades produtivas.

Com o RH 4.0 é possível elaborar estratégias para contratar e manter os colaboradores engajados e comprometidos com os objetivos da empresa.

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Assessor de Imprensa do Marketing para Indústria.

Conheça nosso Blog!