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A ideia de marketing é muito mais simples que na realidade. De fato, há muitos novatos nesse meio que estão procurando por trabalhos de marketing. Eles tendem a ficar chocados com o número de especificidade nas listas de empregos. Algumas posições tem como requisito (ou preferência) a experiência que os novatos não terão nem ouvido falar sobre. Como o mercado de trabalho se expande em conjunto com a expansão explosiva da internet e do e-commerce, novas posições são criadas e velhas são redefinidas. Nós queremos focar em alguns dos principais tipos dos trabalhos de marketing para que você fique informado assim que possível quando procurando por uma vaga.

Os principais trabalhos de marketing:

  1. Marketing de Mídia Social
  2. Gerente de marca
  3. Criador de conteúdo
  4. Embaixador da marca
  5. Especialista de SEO
  6. Coordenador de relações públicas
  7. Analista de mercado

1. Marketing de Mídia Social

Nós vamos comentar sobre esse primeiro por que muitas pessoas veem isso como um dos trabalhos primários na área. As pessoas migram para essa posição, achando que a maioria está brincando no Twitter ou no Facebook.

E realmente, usar as redes sociais é uma grande parte do serviço. Ainda assim, a maior parte do serviço é analisar dados e ver o que funciona e o que não funciona. Um gestor de marketing de mídias sociais precisa ser amigável a novos relacionamentos. Todavia, também deve ser aberto a tentar novas coisas para engajar sua audiência.

A adaptabilidade é um dos traços mais fortes que você pode ter. Isso pois conforme as mídias sociais mudam, o mesmo acontece com esse trabalho. Você trabalhará com diversos setores distintos da agência. Incluindo o suporte ao cliente, publicidade, relações com o cliente, relações públicas, publicidade e vários outros departamentos.

Você vai estar desenvolvendo e enaltecendo as campanhas de sua companhia. Para isso vai precisar ser apto a juntar todos os dados juntos, analisa-los e pegar o que você precisa. É um trabalho duro, e é bem mais que “brincar” no twitter. Para a pessoa certa, o aspecto multifacetado do trabalho que o torna ideal.

Salário médio: $54k

2. Gerente de marca

Os gerentes de marca fazem o que podem para manter toda a publicidade e divulgação da empresa na mesma imagem. Eles tendem a ser um papel supervisório, e eles tem a última palavra (geralmente) no que vai aparecer na frente do público. Gerentes de marca focam na imagem geral da companhia e calculam como as pessoas vão (ou devem) pensar sobre eles. Eles trabalham com times de design para juntar as fontes certas para o kit da marca. Dessa forma vão trabalhar com o time de mídias sociais para ter certeza que o tom de suas postagens condizem com a empresa.

De muitas maneiras, isso pode ser o trabalho que muitos de vocês pensam quando escutando a palavra marketeiro, mas na verdade é só um de muitos. É um um papel muito importante, um dos mais importantes. Sem um gerente de marca para direcionar sua marca para seus melhores interesses, você pode acabar em diversas situações ruins quando se trata do que sua companhia fala ou faz.

Salário médio: $96k

3. Criador de conteúdo

Sim, criadores de conteúdo são definitivamente classificados como trabalhos de marketing. Pense sobre isso: toda palavra que você escreve chega da sua marca para sua audiência. Você compartilha conteúdo e interage com membros da comunidade. Enquanto você não faz parte daqueles que estão coletando e analisando dados e números, você é uma parte integral do ciclo de marketing. Seu conteúdo é o que os outros usam para atrair pessoas e assim gerar leads, e converte-los em clientes.

Você é a base de um plano de marketing eficaz, portanto, se estiver analisando tipos diferentes de trabalhos de marketing, verifique também as categorias de criação de conteúdo. Os resultados podem estar incluídos nos departamentos de marketing, mas não listados como tal.

Salário médio: $48k

4. Embaixador da marca

De certa forma, um embaixador da marca é um gerente de marca de um nível mais baixo. Ao invés de configurar a imagem da marca e decidir o que ela deve ser, o embaixador é aquele que o público vê e interage. Seu trabalho como embaixador da marca é divulgar o produto de sua empresa. Isso, seguindo as diretrizes definidas pelo restante da equipe de marketing e incentivando as pessoas a se interessarem pela marca. Seu conhecimento do produto e do serviço da empresa provavelmente vai ser mais profundo do que qualquer um que você trabalha junto, exceto pelo suporte do cliente. Afinal, você é quem responde publicamente às perguntas na hora.

Esse tipo de missão é feita através de mídia social, eventos e diferentes conferências e convenções. Você é o rosto representativo e a voz da companhia, e a maior parte do tempo você pode esperar viajar bastante estando nessa posição. Não é incomum para um embaixador de alguma marca ter 25-40 feriados todo ano marcados com vários eventos que eles iriam como representantes da marca.

Salário médio: $33k

5. Especialista de SEO

Como um especialista de SEO, você vai mergulhar afundo nos analytics e dados coletados, trabalhando para obter o máximo de conhecimento possível sobre o que está gerando a maioria das conversões, de forma mais eficaz. Como a classificação do Google e do Bing (entre outros) dos resultados de pesquisa mudam toda hora. Sem esse trabalho ser feito, ficar para trás de outras empresas é quase inevitável. Como um especialista SEO, você vai entender qual situação atual e trabalhará ativamente para evitar blackhat e greyhat táticas de SEO para que sua rede de sites não seja penalizada pelos mecanismos.

Em sua essência, um especialista em SEO é um analista de dados que trabalha em conjunto com outras posições de marketing para garantir que o conteúdo da Web seja o mais detectável e otimizado possível nos motores de busca como o Google. Você também pode trabalhar estreitamente com publicidade, experimentando, testando e aperfeiçoando seu públicos-alvo e as palavras-chave para diferentes campanhas publicitárias em todas as plataformas.

Salário médio: $65k

6. Coordenador de relações públicas

É comum que as pessoas confundam a diferença entre relações públicas (PR) e publicidade. Um publicitário é aquele gerando publicidade, planejando campanhas e desenvolvendo materiais para suas mídias sociais e sites na internet. O PR, por outro lado, está colocando os pés no chão e interagindo com o público. Você está indo para a comunidade e conversando com os dados demográficos da sua marca. Você pega os materiais que o publicista preparou e os usa para se relacionar com o público.

Talvez você queira conseguir mais clientes falantes de espanhol em sua biblioteca. Assim, você faria contato com indivíduos e empresas que já estão envolvidos com o público para seus serviços e cria relacionamentos usando vários métodos que seus publicitários criaram. Ou sua empresa faz livros para crianças com necessidades especiais. O coordenador de relações públicas faria conexões com escolas e outras organizações e, em seguida, trabalharia com um embaixador da marca para alcançar e trabalhar individualmente com essa comunidade.

O grande argumento para entrar em relações públicas versus outros tipos de trabalho de marketing é que o relações públicas sai na rua e informa as pessoas sobre a marca em seu próprio ambiente, enquanto a publicidade tende a gritar e postar sobre a mensagem para que ela seja descoberta passivamente. É preciso executar uma campanha de marketing eficaz.

Salário médio: $45k

7. Analista de mercado

É praticamente impossível entrar no mercado sem saber pra quem vender. Fazer grupos, pesquisas e colocar estudos de casos juntos acabam caindo no mesmo nicho de marketing. Você será a pessoa que decide se o grupo X gasta o suficiente em produtos similares para garantir uma campanha publicitária. Ou talvez você será quem pergunta pras pessoas qual final elas preferem no filme que sua companhia está produzindo.

Quando estudos de estatísticas são feitos, são os analistas de mercado que o fazem. Eles também tendem a ser aqueles que leem e então convertem essas observações e dados em passos acionáveis.

Um lado ruim do analista de mercado é que nem toda empresa pode pagar por um funcionário assim. Então você pode acabar se vendo como consultante para uma firma que contrata muitos empresários diferentes. Adaptabilidade com certeza será um diferencial para você, já que nem sempre você vai conseguir pesquisar e saber de clientes na mesma indústria.

Salário médio: $58k

Conclusão

Como você pode ver, os tipos de trabalhos de marketing varia de acordo com a pessoa que está executando o cargo. Sendo você uma pessoa dos números que adora planilhas e CRMs ou o tipo que quer andar na rua e conversar com tudo mundo, há algum cargo para você. Se você nunca considerou uma carreira em marketing, saiba que alguns deles estão logo na esquina, vale a pena dar uma olhada mais detalhada e verificar alguns quadros de empregos. Você nunca sabe quando a oportunidade virá batendo. Ei, no final a oportunidade é uma pessoa de RP!

O que você vê como alguns dos tipos mais recorrentes de trabalhos de marketing por aí agora?

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